Detran faz mutirão neste sábado para emissão de identidade

Ação será destinada exclusivamente para jovens que completaram 18 anos e estão inscritos no Enem e vestibulares
sexta-feira, 20 de outubro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Alexandre Simonini/Detran RJ)
(Foto: Alexandre Simonini/Detran RJ)

Neste sábado, 21, o Detran vai realizar um novo mutirão especial para emissão de carteiras de identidade aos estudantes que realizarão o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), vestibulares, cursos e concursos. Esse é o segundo mutirão exclusivo e será realizado em todos os mais de 120 postos de identificação civil do Detran. Em Nova Friburgo, a ação acontecerá das 8h às 14h, na 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), na Avenida dos Ferroviários, em frente à rodoviária norte, no bairro Duas Pedras.

O atendimento será realizado por ordem de chegada, com distribuição de senhas, portanto, não há necessidade de agendamento através do site do Detran, como em demais mutirões. Os serviços oferecidos neste sábado serão a primeira e a segunda via da identidade. O estudante precisará apresentar o comprovante de inscrição nos exames, vestibulares, cursos ou concursos, além de original ou cópia autenticada da certidão de nascimento (para solteiros) ou de casamento.

A emissão da primeira via da identidade é gratuita. Para a segunda via, é cobrada taxa de R$ 48,88. Neste caso, o estudante deve pagar o Duda (Documento Único de Arrecadação do Detran) de código 500-2, emitido no site do Bradesco. Para obter isenção, os que recebem até um salário-mínimo, os desempregados e os reconhecidamente pobres podem apresentar declaração de hipossuficiência, declaração de isenção emitida pela Fundação Leão 13 ou decisão de autoridade judicial.

A carteira de identidade emitida para crianças e adolescentes precisa ser substituída quando o usuário completa 18 anos de idade. Se for pedida nos 30 dias anteriores ao 18º aniversário, a segunda via é isenta de taxa. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: