A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) empossou na última quarta-feira, 1º, os 70 deputados estaduais eleitos no pleito de outubro do ano passado para a 13ª legislatura da casa de leis fluminense. A cerimônia de posse foi prestigiada pelo governador reeleito, Cláudio Castro que parabenizou os parlamentares empossados e, em seu discurso, destacou a relação harmoniosa entre o Governo do Estado do Rio e a Alerj, além do papel fundamental que a casa legislativa tem desempenhado para o desenvolvimento do Estado.
O chefe do Poder Executivo reafirmou o seu compromisso de dialogar com o Legislativo sempre em prol do Rio de Janeiro e da população fluminense. Enfatizou ainda que, ao longo de dois anos e meio de governo, a união de forças com a Alerj foi fundamental para o avanço de políticas públicas e conquistas para a sociedade.
“O diálogo permanente com esta instituição foi indispensável para que todos nós estivéssemos lado a lado, em um esforço conjunto, para retirar o Rio de Janeiro do estado de letargia em que estava. Reforço minha disposição e empenho em dialogar com todos os partidos, de qualquer espectro político-partidário. O momento atual pede que nós encontremos uns nos outros o que temos em comum, o que nos une: o nosso compromisso público e dever ético perante o povo do Rio”, declarou o governador.
Castro ressaltou o crescimento da bancada feminina - que chega a 15 deputadas neste mandato - e endossou o seu compromisso para implementar políticas voltadas a mulheres. Para isso, Castro criou, neste governo, a Secretaria estadual da Mulher.
“Vocês ocupam mais de um quinto das cadeiras da Alerj e podem contar comigo e com a recém-criada Secretaria da Mulher. Reforço meu compromisso como governador de trabalhar em conjunto com a bancada pela agenda de combate à violência contra a mulher. Esta é uma prioridade absoluta em nossa gestão. Vamos seguir juntos”, enfatizou Castro.
Ao lado do presidente da Alerj, o deputado estadual André Ceciliano (PT), do deputado Carlos Minc (PSB), que presidiu a cerimônia, e de outras autoridades presentes, o governador citou conquistas alcançadas para o Estado, servidores e a população como frutos da boa relação com o Legislativo fluminense. Entre elas, a recomposição salarial para o funcionalismo, o Supera RJ e medidas para mitigar os danos causados pelas chuvas em Petrópolis e em outras cidades.
Ceciliano frisou o desempenho da Alerj, que aprovou projetos importantes para viabilizar o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e para a economia fluminense. E apontou que, mesmo em meio a divergências, a casa debateu e, com diálogo, chegou a consensos.
“A política deve ser um instrumento de pacificação e de construção de um estado e de um país mais justo e igualitário”, afirmou o presidente da Alerj. O deputado estadual Carlos Minc ressaltou que o espírito democrático prevaleceu sempre entre o Executivo e o Legislativo, apesar de divergências políticas.
“Hoje é dia de exaltar a democracia. Todos os projetos do governador foram aprovados na Assembleia. Várias leis de deputados e deputadas minoritários foram sancionadas pelo governador ou tiveram vetos derrubados negociados com a liderança do governo ou com a presidência da Alerj. É essa democracia que devemos defender sempre”, disse o parlamentar.
Além de Castro, Minc e Ceciliano, participaram da Mesa Diretora, durante a solenidade, a deputada Martha Rocha (PDT), responsável por secretariar os trabalhos e fazer a leitura nominal dos parlamentares; o vice-governador e secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha; o presidente da Câmara dos Vereadores do Rio, Carlo Caiado; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Rodrigo Mello; a defensora pública-geral do Estado, Patrícia Cardoso; e o subprocurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio, Eduardo da Silva Lima Neto.
Deixe o seu comentário