A Defesa Civil de Nova Friburgo emitiu um alerta agora há pouco, através de mensagens de texto nos celulares cadastrados no órgão, sobre a baixa umidade do ar nesta tarde. O alerta chama atenção para a necessidade da população consumir bastante água e evitar exposição ao sol. O alerta de baixa umidade é valido até esta sexta-feira, 13. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) a previsão é que umidade do ar permaneça em 30% no sudeste do Brasil. O ideal para o ser humano é acima de 60%.
Com a seca prolongada, as temperaturas permanecem em elevação em Nova Friburgo. O termômetro digital da Avenida Alberto Braune, por exemplo, registrou 30 graus no início da tarde de hoje.
Especialistas apontam que a baixa umidade, além do comprometimento da qualidade do ar e do consequente aumento de síndromes respiratórias na população por causa do ar seco e da constante inalação de fumaça proveniente das queimadas, os ecossistemas ficam mais vulneráveis a incêndios em momentos de seca, como a que o Brasil enfrenta atualmente. A estiagem prolongada pode também comprometer o fornecimento de água, portanto, valorizar o consumo consciente é primordial.
Deixe o seu comentário