Cursos: transformação digital, Serratec e férias na UFF

Conheça várias oportunidades de aprendizagem e capacitação profissional
quinta-feira, 09 de junho de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Foto: Freepik
Foto: Freepik

Para impulsionar a digitalização de serviços públicos, o Governo Federal lançou o programa Capacita Gov.br que reúne, em um só lugar, cursos e certificações gratuitas do governo sobre transformação digital.

De acordo com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, são 74 cursos desenvolvidos em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Os cursos são voltados, principalmente, para profissionais de órgãos da União, dos estados e municípios que buscam impulsionar essa digitalização. 

As capacitações estão divididas em seis áreas do conhecimento: ciência de dados, transformação ágil, liderança e inovação, governança e gestão de TIC, segurança e privacidade e transformação digital.

Os cursos são oferecidos na plataforma da Escola Virtual de Governo (EV.G), com direito a certificações. Qualquer interessado pode se inscrever gratuitamente e não apenas servidores públicos federais, estaduais e municipais. Entre os cursos disponíveis estão duas certificações avançadas: Gestor Ágil para Transformação Digital e Transformação Digital – Fundamentos.

Para conseguir as qualificações, o aluno precisa concluir todos os cursos relacionados a cada certificação dentro de um prazo de 365 dias, a contar da data de inscrição no primeiro. As capacitações têm carga horária total de 175 horas e 133 horas, respectivamente. De acordo com a secretaria, 839 pessoas já concluíram essas duas certificações. Desde janeiro de 2019, mais de 78 mil pessoas foram capacitadas. 

Atualmente, há seis novos cursos com inscrições abertas: Prince 2 - Outra maneira de gerenciar projetos na administração pública (www.escolavirtual.gov.br/curso/723); Design Sprint em Projetos de Transformação Digital (www.escolavirtual.gov.br/curso/528); Internet of Things (IoT) aplicada para resolução de desafios na Administração Pública (www.escolavirtual.gov.br/curso/534); Abordagem Lean aplicada à Transformação Digital na Administração Pública (www.escolavirtual.gov.br/curso/524); Governança de Dados na Transformação Digital (www.escolavirtual.gov.br/curso/536) e UX: Como Melhorar a Experiência do Usuário no Serviço Público Digital (www.escolavirtual.gov.br/curso/537).

Abertas inscrições para o Programa de Residência do Serratec

Quem tem o ensino médio completo, vontade de aprender e trabalhar com tecnologia, tem uma oportunidade na região: a Residência em TIC/Software, que é um programa de qualificação nas áreas de desenvolvimento de programas de computador e infraestrutura de redes, imersivo, conceitual-prático, gratuito e de alto impacto socioeconômico na Região Serrana. O programa é operado pelo Serratec, em parceria com o Senai, Sinditec e outros parceiros.

Para se inscrever, não é necessário ter conhecimento técnico prévio. O curso é 100% gratuito e, ao final, o aluno pode ser contratado por uma das empresas parceiras do programa. O propósito é impulsionar inovação, crescimento e novos negócios, capacitando, treinando, empregando e transformando. Ao capacitar novos profissionais para a área de tecnologia, em curto prazo, com qualidade e em alinhamento com as demandas de mercado, a iniciativa gera impacto social. O curso amplia ainda o acesso e as oportunidades profissionais e de renda para jovens e adultos da região, em um dos segmentos que mais cresce no mundo, o de tecnologia. 

As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 16 no site http://serratec.org/residencia. As aulas começam em agosto. São cinco meses de imersão, com aulas online e ao vivo, totalizando uma carga horária de 720h. 

UFF Friburgo inscreve para cursos de férias presencial e online

A Universidade Federal Fluminense (UFF) abriu inscrições de interessados em participar dos cursos de férias de meio de ano em Nova Friburgo. Há vagas para sete cursos na modalidade presencial e um online.

O projeto é destinado a alunos de ensino médio e de pré-vestibulares. Os interessados têm até o próximo dia 17 para se inscrever no endereço eletrônico conscienciaciencia.wixsite.com, onde está disponível um formulário. É preciso ainda anexar uma cópia da carteira de identidade e o comprovante da respectiva matrícula.

Na modalidade presencial, são oferecidos os cursos A arte de ser dentista, Descobrindo a anatomia humana, Descobrindo os tecidos e estruturas do corpo humano, Desvendando o cérebro, Microbiologia, Nutrição por Saúde ou Estética? e Patologia Forense. Já na modalidade online, a UFF vai disponibilizar somente o curso Introdução à Farmacologia.

Os cursos de férias serão realizados no Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), que é a unidade de ensino superior da UFF no município. A data de início das aulas e os horários ainda serão divulgados. O ISNF está localizado na Rua Dr. Silvio Henrique Braune, 22, Centro.

 

LEIA MAIS

Depois do aumento dos atentados pelo Brasil, foram adotadas medidas de precaução contra possíveis massacres de alunos

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Ibelga Ceffa Flores, da rede municipal, trabalha com pedagogia diferenciada: sala de aula alternada com dia a dia no campo

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Educação