Para impulsionar a digitalização de serviços públicos, o Governo Federal lançou o programa Capacita Gov.br que reúne, em um só lugar, cursos e certificações gratuitas do governo sobre transformação digital.
De acordo com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, são 74 cursos desenvolvidos em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Os cursos são voltados, principalmente, para profissionais de órgãos da União, dos estados e municípios que buscam impulsionar essa digitalização.
As capacitações estão divididas em seis áreas do conhecimento: ciência de dados, transformação ágil, liderança e inovação, governança e gestão de TIC, segurança e privacidade e transformação digital.
Os cursos são oferecidos na plataforma da Escola Virtual de Governo (EV.G), com direito a certificações. Qualquer interessado pode se inscrever gratuitamente e não apenas servidores públicos federais, estaduais e municipais. Entre os cursos disponíveis estão duas certificações avançadas: Gestor Ágil para Transformação Digital e Transformação Digital – Fundamentos.
Para conseguir as qualificações, o aluno precisa concluir todos os cursos relacionados a cada certificação dentro de um prazo de 365 dias, a contar da data de inscrição no primeiro. As capacitações têm carga horária total de 175 horas e 133 horas, respectivamente. De acordo com a secretaria, 839 pessoas já concluíram essas duas certificações. Desde janeiro de 2019, mais de 78 mil pessoas foram capacitadas.
Atualmente, há seis novos cursos com inscrições abertas: Prince 2 - Outra maneira de gerenciar projetos na administração pública (www.escolavirtual.gov.br/curso/723); Design Sprint em Projetos de Transformação Digital (www.escolavirtual.gov.br/curso/528); Internet of Things (IoT) aplicada para resolução de desafios na Administração Pública (www.escolavirtual.gov.br/curso/534); Abordagem Lean aplicada à Transformação Digital na Administração Pública (www.escolavirtual.gov.br/curso/524); Governança de Dados na Transformação Digital (www.escolavirtual.gov.br/curso/536) e UX: Como Melhorar a Experiência do Usuário no Serviço Público Digital (www.escolavirtual.gov.br/curso/537).
Abertas inscrições para o Programa de Residência do Serratec
Quem tem o ensino médio completo, vontade de aprender e trabalhar com tecnologia, tem uma oportunidade na região: a Residência em TIC/Software, que é um programa de qualificação nas áreas de desenvolvimento de programas de computador e infraestrutura de redes, imersivo, conceitual-prático, gratuito e de alto impacto socioeconômico na Região Serrana. O programa é operado pelo Serratec, em parceria com o Senai, Sinditec e outros parceiros.
Para se inscrever, não é necessário ter conhecimento técnico prévio. O curso é 100% gratuito e, ao final, o aluno pode ser contratado por uma das empresas parceiras do programa. O propósito é impulsionar inovação, crescimento e novos negócios, capacitando, treinando, empregando e transformando. Ao capacitar novos profissionais para a área de tecnologia, em curto prazo, com qualidade e em alinhamento com as demandas de mercado, a iniciativa gera impacto social. O curso amplia ainda o acesso e as oportunidades profissionais e de renda para jovens e adultos da região, em um dos segmentos que mais cresce no mundo, o de tecnologia.
As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 16 no site http://serratec.org/residencia. As aulas começam em agosto. São cinco meses de imersão, com aulas online e ao vivo, totalizando uma carga horária de 720h.
UFF Friburgo inscreve para cursos de férias presencial e online
A Universidade Federal Fluminense (UFF) abriu inscrições de interessados em participar dos cursos de férias de meio de ano em Nova Friburgo. Há vagas para sete cursos na modalidade presencial e um online.
O projeto é destinado a alunos de ensino médio e de pré-vestibulares. Os interessados têm até o próximo dia 17 para se inscrever no endereço eletrônico conscienciaciencia.wixsite.com, onde está disponível um formulário. É preciso ainda anexar uma cópia da carteira de identidade e o comprovante da respectiva matrícula.
Na modalidade presencial, são oferecidos os cursos A arte de ser dentista, Descobrindo a anatomia humana, Descobrindo os tecidos e estruturas do corpo humano, Desvendando o cérebro, Microbiologia, Nutrição por Saúde ou Estética? e Patologia Forense. Já na modalidade online, a UFF vai disponibilizar somente o curso Introdução à Farmacologia.
Os cursos de férias serão realizados no Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), que é a unidade de ensino superior da UFF no município. A data de início das aulas e os horários ainda serão divulgados. O ISNF está localizado na Rua Dr. Silvio Henrique Braune, 22, Centro.
Deixe o seu comentário