Os Correios anunciaram nesta segunda-feira, 14, mudanças em suas centrais de atendimento. Segundo a empresa, o objetivo das alterações na estrutura de suporte aos clientes é ampliar a capacidade tecnológica dos canais de relacionamentos, oferecendo um atendimento mais ágil, cômodo e acessível para quem opta por telefonar para rastrear um objeto, reclamar, fazer sugestões, elogios ou denúncias ou cancelar um contrato.
De acordo com a empresa, a iniciativa faz parte de um projeto mais amplo de melhorias na capacidade de resposta ao público que vem sendo posto em prática desde 2023; e para o qual, inclusive, foi contratada uma prestadora de serviços terceirizada, o que acabou exigindo a atualização dos tradicionais números telefônicos do serviço de atendimento.
Os novos números que começaram a operar são:
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4003-8210 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-881-8210 (demais localidades) – para informações sobre produtos e serviços, sugestões, elogios, reclamações e denúncias
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4003-8212 (todo o Brasil) – para atendimento comercial e informações sobre contratos;
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4003-8208 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-881-8208 (demais localidades) – para cliente com contrato, informações sobre faturamento, cobranças e suporte aos sistemas comerciais;
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0800-881-8211 (todo o Brasil) – atendimento a pessoas com deficiência auditiva;
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0800-881-8209 (todo o Brasil) – Ouvidoria.
Também é possível fazer contato com os Correios por meio do serviço “Fale com a Carol”, chatbot disponível no site da empresa, ou pelo registro de manifestação, disponível no site www.correios.com.br, 24 horas por dia, sete dias por semana.
Despacho
A mudança dos números e a promessa de melhorias na central de atendimento fazem parte de um plano mais amplo dos Correios para modernizar seus serviços, recorrendo, inclusive, ao uso de inteligência artificial. Também atendem a uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Expedido em setembro de 2024 e modificado apenas três meses depois, o despacho decisório 262 estabeleceu novas regras para operadoras de serviços de telecomunicações e demais empresas, com a finalidade de combater fraudes e golpes telefônicos – especialmente o chamado spoofing, no qual criminosos se passam por representantes de uma empresa ou instituição para enganar suas vítimas e, assim, obter dados pessoais ou outras vantagens.
Segundo a Anatel, a medida busca criar um ambiente de comunicação mais seguro e transparente, protegendo a confiança nos serviços de telecomunicações. (Agência Brasil)
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