Corredores da Uphill Marathon movimentam Nova Friburgo

Eles passarão pela serra da RJ-116, mas o tráfego não será interrompido
sexta-feira, 07 de outubro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Corredores da Uphill Marathon movimentam Nova Friburgo

Mais de 500 atletas participam neste sábado, 8, do evento Uphill Marathon que promete agitar Nova Friburgo. Serão 23 quilômetros de prova a pé, pela Serra dos Três Picos, que liga Cachoeiras de Macacu a Nova Friburgo pela RJ-116,  Grande parte do percurso (21 quilômetros) acontecerá no trecho mais íngreme da serra. A concessionária Rota 116 que administra o trecho privatizado da rodovia dará apoio à prova, que ocupará uma faixa de rolamento do trecho de subida da RJ 116. O tráfego de veículos não será interrompido. 

Os atletas sairão do centro de Cachoeiras de Macacu, às 7h e entrarão na RJ-116 na altura do quilômetro 55. Eles seguirão até o alto da serra, em  Theodoro de Oliveira. Os primeiros corredores devem cruzar a faixa de chegada em uma hora e 20 minutos, conforme prevê a comissão organizadora da prova. Os participantes seguirão até a Praça do Suspiro, onde haverá a premiação dos vencedores. 

Essa é a primeira vez que a Uphill Marathon acontece na Serra dos Três Picos, entre Cachoeiras de Macacu e Nova Friburgo. A Uphill tem como característica a corrida em pistas asfaltadas e de subida. As boas condições do trecho da RJ-116 foram o principal motivo para a escolha dessa nova etapa da maratona, segundo os organizadores.

Os chamados “ninjas runners” como são conhecidos os atletas desse tipo de prova, percorrerão todo o trecho da serra por uma faixa de rolamento e haverá batedores e equipes de apoio monitorando o percurso e impedindo que atletas saiam do trecho demarcado da prova. Equipes da concessionária Rota 116 também acompanharão os atletas em pontos estratégicos da rodovia.

Sobre

Ao longo do caminho, os atletas desfrutarão do visual de belezas naturais como a Pedra do Cão Sentado, as cachoeiras Adutora, Véu de Noiva e Feiticeira e o Parque Estadual dos Três Picos. O evento é composto por três diferentes provas, nas categorias feminina e masculina. Os 100 primeiros colocados no percurso de 21 quilômetros se classificam para o Uphill Desafio Morro da Cruz 3K, no centro de Nova Friburgo. A missão passa a ser alcançar o topo do Morro da Cruz após superar uma escadaria de 2.500 degraus irregulares e quase 1.300 metros de elevação.

Prevista para 11h, a largada desta prova, de três quilômetros, será com dez atletas a cada três minutos. Além de medalhas, todos os atletas terão a recompensa de descer o morro pelas cadeirinhas do teleférico, contemplando a bela paisagem de Novo Friburgo.

Quem cumprir a tarefa em menos de 16 minutos receberá a premiação extra de R$ 1 mil. Após quatro horas e 15 minutos do horário da largada os atletas que não alcançarem os 23 quilômetros de prova são desclassificados e não receberão a medalha.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: