A contribuição das mulheres para a humanidade será incluída no currículo de todas as escolas do país, em 2025. Já publicada, a Lei 14.986/2024 acrescenta um novo artigo à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996) para o ensino dos diversos aspectos femininos na história, na ciência, nas artes e na cultura do Brasil e do mundo. A relatora do projeto que deu origem à norma, senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), avalia que a nova grade curricular vai ajudar na promoção de um futuro mais igualitário entre os gêneros.
As contribuições históricas das mulheres passam a ser estudo obrigatório em todas as unidades do país
A partir do ano que vem, todas as escolas do país deverão incluir em seus currículos o estudo das contribuições históricas das mulheres para a humanidade. Os professores deverão abordar as experiências e perspectivas femininas na história do Brasil e do mundo.
A norma altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para que as aulas dos ensinos fundamental e médio foquem o papel das mulheres na ciência, artes e cultura, assim como as suas contribuições, vivências e conquistas.
O projeto da deputada Tabata Amaral, do PSB de São Paulo, foi relatado pela senadora Soraya Thronicke (Podemos) de Mato Grosso do Sul. Segundo ela, essa medida tornará o ensino mais igualitário.
"Que finalmente compreenda, de modo igualitário, a perspectiva feminina, além de contribuir para a desconstrução de um sistema educacional influenciado pelos estereótipos de gênero, também promoverá um futuro de maior igualdade e maior presença das mulheres em campos nos quais a atual sub-representação é flagrante, como na política, na física, filosofia, matemática e tanto mais."
A nova lei também cria a Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História, uma campanha a ser promovida anualmente na segunda semana do mês de março nas escolas de educação básica do país.
(Fonte: www12.senado.leg.br/)
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