Conselho de Desenvolvimento Rural apela por melhoria das estradas

Tema foi discutido na primeira reunião do ano para traçar ações de conservação
quarta-feira, 03 de março de 2021
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Estrada de Vargem Alta: uma das que precisam de melhorias (Fotos: Henrique Pinheiro)
Estrada de Vargem Alta: uma das que precisam de melhorias (Fotos: Henrique Pinheiro)

Na última sexta-feira, 26, foi realizada uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Nova Friburgo, para apresentação da equipe da nova gestão e do Plano Municipal de Manutenção de Estradas Vicinais. O encontro aconteceu no Centro Administrativo César Guinle (antigo prédio da Oi, em frente à prefeitura).

De acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo, o plano será desenvolvido para traçar ações de conservação e estradas das regiões rurais do município. A ideia é desenvolver um calendário de manutenção e fazer um levantamento dos pontos críticos indicados pelos próprios moradores que sofrem com a impossibilidade de acesso sempre que chove forte e as estradas ficam intransitáveis impedindo a circulação de ônibus e o escoamento da prõcução agrícola e de flores de corte.

Ainda de acordo com a prefeitura, outra ação importante que o plano contempla é o estabelecimento de parcerias com o Comitê de Bacias do Rio Dois Rios, Emater-RJ e associações de moradores. A próxima reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável já está agendada e acontecerá no próximo dia 26.

Chuvas deixam estradas intransitáveis

Choveu, atolou. Assim é a realidade dos moradores de localidades rurais de Nova Friburgo com estradas sem pavimentação que ficam intransitáveis toda vez que chove forte ou há instabilidade contínua como é comum nesta época do ano. De acordo com uma moradora do loteamento Toledo, no distrito de Amparo, a chuva intermitente prejudica muito a população local. “Na estrada Toledo-Braunes, a lama impede a passagem num trecho de subida. Já na estrada Toledo-Tiradentes até a pé fica difícil para passar. Se ocorrerem quedas de encostas ficaremos ilhados”, observa a moradora já acostumada com a falta do transporte público em períodos chuvosos, pois sempre que há instabilidade, a empresa Faol suspende a circulação ou altera o trajeto das linhas rurais.  

Promessa de campanha

Enquanto candidato, o agora prefeito Johnny Maycon prometeu mapear os pontos críticos das estradas rurais do município, envolvendo a participação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e desenvolver o Plano de Manutenção das Estradas. “Nestes pontos prioritários, faremos as devidas intervenções”, disse ele na época. 

 

LEIA MAIS

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Desde o último sábado entrou em vigor decreto que revoga atribuições da equipe

Levantamento foi feito para a Semana Nacional de Trânsito

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Trânsito | obra