Na última sexta-feira, 26, foi realizada uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Nova Friburgo, para apresentação da equipe da nova gestão e do Plano Municipal de Manutenção de Estradas Vicinais. O encontro aconteceu no Centro Administrativo César Guinle (antigo prédio da Oi, em frente à prefeitura).
De acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo, o plano será desenvolvido para traçar ações de conservação e estradas das regiões rurais do município. A ideia é desenvolver um calendário de manutenção e fazer um levantamento dos pontos críticos indicados pelos próprios moradores que sofrem com a impossibilidade de acesso sempre que chove forte e as estradas ficam intransitáveis impedindo a circulação de ônibus e o escoamento da prõcução agrícola e de flores de corte.
Ainda de acordo com a prefeitura, outra ação importante que o plano contempla é o estabelecimento de parcerias com o Comitê de Bacias do Rio Dois Rios, Emater-RJ e associações de moradores. A próxima reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável já está agendada e acontecerá no próximo dia 26.
Chuvas deixam estradas intransitáveis
Choveu, atolou. Assim é a realidade dos moradores de localidades rurais de Nova Friburgo com estradas sem pavimentação que ficam intransitáveis toda vez que chove forte ou há instabilidade contínua como é comum nesta época do ano. De acordo com uma moradora do loteamento Toledo, no distrito de Amparo, a chuva intermitente prejudica muito a população local. “Na estrada Toledo-Braunes, a lama impede a passagem num trecho de subida. Já na estrada Toledo-Tiradentes até a pé fica difícil para passar. Se ocorrerem quedas de encostas ficaremos ilhados”, observa a moradora já acostumada com a falta do transporte público em períodos chuvosos, pois sempre que há instabilidade, a empresa Faol suspende a circulação ou altera o trajeto das linhas rurais.
Promessa de campanha
Enquanto candidato, o agora prefeito Johnny Maycon prometeu mapear os pontos críticos das estradas rurais do município, envolvendo a participação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e desenvolver o Plano de Manutenção das Estradas. “Nestes pontos prioritários, faremos as devidas intervenções”, disse ele na época.
Deixe o seu comentário