Confiança do comércio aumenta em fevereiro

Setor demonstra otimismo e registra o melhor resultado para o mês desde 2014
quarta-feira, 04 de março de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Segundo levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), órgão vinculado à Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio), o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) no Estado do Rio registrou, em fevereiro, crescimento de 0,9 ponto, um acréscimo superior ao de janeiro e considerado o melhor resultado para o segundo mês do ano, desde 2014. O levantamento foi apurado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).

A maior confiança foi influenciada principalmente pelos itens que sintetizam as expectativas do empresariado para o futuro da economia, do setor do comércio e das empresas do ramo. O resultado pode refletir, parcialmente, o ambiente ainda reformista do Legislativo nacional, que, em outubro do ano passado, aprovou a reforma da Previdência Social e instalou, no último dia 19 de fevereiro, uma comissão mista para análise da reforma tributária.

No entanto, o IFec acredita que o otimismo no futuro se deve, principalmente, à queda da taxa de juros, já que o barateamento do crédito tende a ser bastante benéfico para o comércio varejista fluminense. O item nível de investimento da empresa subiu pela oitava vez consecutiva e atingiu 99 pontos. Esse crescimento é contemporâneo à redução mais recente da taxa de juros (iniciada em julho), o que pode indicar que as decisões de investimento do setor podem estar respondendo à queda da taxa de juros.

Conforme já apontado pela Fecomércio, o ano de 2020 não contará com estímulos à demanda privada adicionais à redução da taxa de juros, já que em 2019, o Governo Federal liberou o acesso aos recursos dos programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio dos Servidores Públicos (PIS-Pasep) e também do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Por esta razão, a recuperação da confiança será ainda mais importante para que a redução da taxa de juros se transforme de fato em ampliação da demanda.

 

LEIA MAIS

Constatação é de pesquisa divulgada nesta semana pelo IBGE

Iniciativa proposta pelo presidente da casa, vereador Max Bill, é estreitar relações e buscar parcerias em prol do desenvolvimento do município

Mas, no acumulado de 2022, a cidade abriu mais 769 postos de trabalho, diz Caged

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra