Conectar-se com a natureza é sempre importante

Plataformas e aplicativos aproximam o meio ambiente dos usuários e contribuem para a preservação da biodiversidade
sábado, 24 de julho de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Foto: Falcon Birdwatching
Foto: Falcon Birdwatching

A tecnologia tem permitido, cada vez mais, que pessoas do mundo todo se conectem com o meio ambiente, seja para compartilhar conhecimento ou conhecer a biodiversidade do seu país. O WikiAves (www.wikiaves.com.br) é um site brasileiro de observadores de aves e que tem como objetivo apoiar, divulgar e promover a atividade de observação de aves, através de registros fotográficos e sonoros, identificação de espécies e comunicação entre observadores. De acordo com o site Fatbirder´s Top 1000 Birding Website, o WikiAves ocupa o primeiro lugar mundial no ranking de tráfego online para sites sobre observação de aves. 

Até o momento, só em Nova Friburgo, a plataforma conta com 381 espécies registradas; 376 espécies com foto e 207 espécies com som. O total de registros é de 14.684; o total de fotos, 14.040; e o total de sons é de 644. Friburgo conta com 116 observadores cadastrados. O site foi criado com o objetivo de apoiar a comunidade online de biólogos e observadores de aves do Brasil. Sua função é organizar o conteúdo fornecido pelos observadores e transformá-lo em informações úteis e de fácil acesso para usuários leigos, avançados e profissionais.

Birdwatching no Sítio Virtuoso

E por falar em pássaros… Localizado no distrito de Lumiar, o Sítio Virtuoso é uma propriedade rural de 50 hectares e com mais de 90% de Mata Atlântica em estágio avançado de regeneração. Segundo a proprietária Adriana Mendes, para garantir a preservação dos remanescentes florestais do sítio adquirido em 1990 — sem impedir o desenvolvimento econômico —, ela decidiu se dedicar à prática do ecoturismo sustentável e à observação de aves como principal atividade.

Desde julho de 2018, Adriana vem se preparando para receber os birdwatchers de todo o mundo. Com a parceria da Canindé Birdwatching, empresa especializada na promoção da observação de aves na Mata Atlântica, o Sítio Virtuoso elaborou um verdadeiro parque de diversões para os amantes dessa atividade sustentável, preservacionista, educativa e anti-stress. Mais informações sobre o sítio podem ser obtidas pelo telefone: (22) 99996 3738 - (Responsável técnico: Igor Camacho). 

Outros sites… 

iNaturalist: O app foi criado para ajudar a identificar espécies de plantas e animais por meio do registro e compartilhamento de fotos. (www.inaturalist.org); WikiParques: Uma plataforma colaborativa que permite compartilhar conhecimentos sobre parques nacionais e outras áreas protegidas no Brasil. (www.wikiparques.org); Sistema Urubu: A plataforma reúne informações sobre a mortalidade de fauna selvagem em rodovias e ferrovias com o objetivo de ajudar governos e concessionárias a reduzir os acidentes e garantir a proteção dos animais. (www.sistemaurubu.com.br); Ecosia: O site é um mecanismo de busca que doa pelo menos 80% dos lucros mensais para organizações sem fins lucrativos focadas no reflorestamento de locais desmatados ou impactados por queimadas. (www.ecosia.org). 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: