A tecnologia tem permitido, cada vez mais, que pessoas do mundo todo se conectem com o meio ambiente, seja para compartilhar conhecimento ou conhecer a biodiversidade do seu país. O WikiAves (www.wikiaves.com.br) é um site brasileiro de observadores de aves e que tem como objetivo apoiar, divulgar e promover a atividade de observação de aves, através de registros fotográficos e sonoros, identificação de espécies e comunicação entre observadores. De acordo com o site Fatbirder´s Top 1000 Birding Website, o WikiAves ocupa o primeiro lugar mundial no ranking de tráfego online para sites sobre observação de aves.
Até o momento, só em Nova Friburgo, a plataforma conta com 381 espécies registradas; 376 espécies com foto e 207 espécies com som. O total de registros é de 14.684; o total de fotos, 14.040; e o total de sons é de 644. Friburgo conta com 116 observadores cadastrados. O site foi criado com o objetivo de apoiar a comunidade online de biólogos e observadores de aves do Brasil. Sua função é organizar o conteúdo fornecido pelos observadores e transformá-lo em informações úteis e de fácil acesso para usuários leigos, avançados e profissionais.
Birdwatching no Sítio Virtuoso
E por falar em pássaros… Localizado no distrito de Lumiar, o Sítio Virtuoso é uma propriedade rural de 50 hectares e com mais de 90% de Mata Atlântica em estágio avançado de regeneração. Segundo a proprietária Adriana Mendes, para garantir a preservação dos remanescentes florestais do sítio adquirido em 1990 — sem impedir o desenvolvimento econômico —, ela decidiu se dedicar à prática do ecoturismo sustentável e à observação de aves como principal atividade.
Desde julho de 2018, Adriana vem se preparando para receber os birdwatchers de todo o mundo. Com a parceria da Canindé Birdwatching, empresa especializada na promoção da observação de aves na Mata Atlântica, o Sítio Virtuoso elaborou um verdadeiro parque de diversões para os amantes dessa atividade sustentável, preservacionista, educativa e anti-stress. Mais informações sobre o sítio podem ser obtidas pelo telefone: (22) 99996 3738 - (Responsável técnico: Igor Camacho).
Outros sites…
iNaturalist: O app foi criado para ajudar a identificar espécies de plantas e animais por meio do registro e compartilhamento de fotos. (www.inaturalist.org); WikiParques: Uma plataforma colaborativa que permite compartilhar conhecimentos sobre parques nacionais e outras áreas protegidas no Brasil. (www.wikiparques.org); Sistema Urubu: A plataforma reúne informações sobre a mortalidade de fauna selvagem em rodovias e ferrovias com o objetivo de ajudar governos e concessionárias a reduzir os acidentes e garantir a proteção dos animais. (www.sistemaurubu.com.br); Ecosia: O site é um mecanismo de busca que doa pelo menos 80% dos lucros mensais para organizações sem fins lucrativos focadas no reflorestamento de locais desmatados ou impactados por queimadas. (www.ecosia.org).
Deixe o seu comentário