Com a flexibilização das atividades em Nova Friburgo, o comércio não essencial voltou a funcionar desde 3 de julho, seguindo regras sanitárias e obedecendo os critérios estabelecidos pelas bandeiras que limitam o funcionamento de diversos setores. Esta semana, o município encontra-se em bandeira vermelha e, portanto, as lojas só podem funcionar de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Por outro lado, os shoppings centers estão autorizados a funcionar de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, o que, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio e Associação Comercial (Acianf) fere o princípio da isonomia. Se os shoppings podem abrir, porque as lojas de rua não?, questionam as entidades de classe.
A prefeitura não atendeu – pelo menos por enquanto – essa reivindicação dos empresários que pedem a alteração no decreto 645, permitindo o funcionamento do comércio de rua aos sábados durante a vigência da bandeira vermelha. Questionada por A VOZ DA SERRA, a Prefeitura de Nova Friburgo informou, por meio de nota, que os questionamentos estão sendo analisados pelo gabinete do prefeito Renato Bravo e que tão logo haja novas informações a respeito, fará a divulgação.
Como o comércio funciona em cada bandeira
Shopping centers
- Atividades entre 10h e 22h, em todas as bandeiras de flexibiliação, exceto quando atingida a bandeira roxa.
Comércio e prestadores de serviço
- Bandeira Roxa: será restrito às atividades essenciais e dos segmentos autorizados;
- Bandeira Vermelha: funcionamento das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira;
- Bandeira Laranja: das 12h às 20h, de segunda a sábado;
- Bandeira Amarela: das 10h às 20h, de segunda a sábado;
- Bandeira Verde: funcionamento total
Feriado na segunda-feira
Independentemente da bandeira da flexibilização que irá vigorar na semana que vem, as lojas de Nova Friburgo não abrirão nesta segunda-feira, 17, devido à comemoração antecipada do Dia do Comerciário. A data é oficialmente celebrada em outubro, mas por um acordo anterior entre empresários do setor e funcionários, o feriado da categoria é antecipado para a terceira segunda-feira de agosto. De acordo com presidente da CDL e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), Braulio Rezende, o feriado está previsto na cláusula 25ª da convenção coletiva da categoria, firmada com o Sindicato dos Empregados no Comércio.
“Este é um dos poucos feriados em que nosso comércio não tem autorização para funcionar. Para os demais, existe permissão, mediante cumprimento de algumas exigências, como assinatura de termo de adesão à convenção coletiva”, observa Braulio.
Deixe o seu comentário