Acordo firmado entre os sindicatos do Comércio Varejista (Sincomércio) e dos Empregados no Comércio permite abertura das lojas de Nova Friburgo e municípios vizinhos nos três feriados deste mês: este sábado, 2 (Finados); 15 (Proclamação da República), que será uma sexta-feira; e 20, Dia da Consciência Negra, numa quarta-feira. O funcionamento das lojas fica condicionado à homologação, junto a ambos os sindicatos, de termo de adesão à convenção coletiva da categoria.
O presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, esclarece que o acordo libera a atividade de ramos, como o de mercados e supermercados, que prestam serviços essenciais à população. Ele salienta que a iniciativa dá aos empresários autonomia para decidirem o melhor para seus negócios, desde que cumpram as determinações da convenção.
“Nosso instrumento coletivo não obriga ninguém a nada, apenas faculta o atendimento pelo comércio nessas datas, mediante oficialização do termo de adesão”, destaca o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sincomércio. Braulio explica ainda que o termo objetiva regulamentar o expediente em ocasiões especiais e assegurar os direitos trabalhistas dos empregados. Ele lembra que o processo de validação, rápido e simples, precisa ocorrer tanto no sindicato patronal quanto no laboral. “Ao celebrarem o termo, as empresas reiteram seu compromisso com as normas da convenção referentes às garantias dos comerciários”, acentua.
Braulio acrescenta que o acordo com o Sindicato dos Empregados se revela ainda mais necessário em meses como novembro, já que o fechamento em três feriados consecutivos, e em dias úteis, prejudica o desempenho do setor e a economia do município. “A possibilidade de abrir as lojas em feriados, além de ajudar os empresários, contribui para maior movimentação turística na cidade. Nova Friburgo recebe muitos visitantes nos feriados, e o funcionamento do comércio se mostra importante”, finaliza Braulio.
Deixe o seu comentário