As lojas de Nova Friburgo estão autorizadas a funcionar nesta quinta-feira, 16, feriado pelo aniversário do município. A medida visa favorecer os clientes que poderão aproveitar o dia de folga para fazerem suas compras. A abertura das portas, no entanto, só poderá acontecer nos estabelecimentos que aderiram ao termo coletivo firmado entre os sindicatos do Comércio Varejista (Sincomércio) e dos Empregados no Comércio de Nova Friburgo. O mesmo acordo também garante o funcionamento do comércio friburguense no próximo dia 30, uma quinta-feira, feriado de Corpus Christi.
Braulio Rezende, presidente do Sincomércio, destaca que a medida dá poder de decisão aos empresários, mas demanda atendimento às determinações do instrumento coletivo. Ele sustenta ainda que os lojistas não são obrigados a abrirem as portas nestes feriados, uma vez que o expediente nestas ocasiões é facultativo. “Cada um resolve o melhor para seu negócio, sem desrespeitar as regras da nossa convenção”, ressalta.
Braulio acrescenta que o termo de adesão visa a regulamentar a abertura do comércio em datas especiais e reiterar as garantias trabalhistas dos comerciários. Um processo rápido e simples, observa, que precisa ser cumprido no sindicato patronal e também no laboral. “Ao oficializarem o termo, as lojas de Nova Friburgo reafirmam seu compromisso com os direitos dos empregados no comércio”, destaca.
Deixe o seu comentário