Comemoração pelo aniversário de 20 anos da Usina Cultural

“A aposta”, “Os invisíveis” e “Usina Cultural, 20 anos - Grupo em Grupo, 34" fecham a programação de junho
sexta-feira, 25 de junho de 2021
por Jornal A Voz da Serra
A Usina Cultural (Foto: Henrique  Pinheiro)
A Usina Cultural (Foto: Henrique Pinheiro)

A Usina Cultural Energisa Nova Friburgo está com uma programação especial este mês para comemorar seus 20 anos. Na quarta-feira, 23, às 20h, apresentação da peça “A aposta”, com o grupo Teatro Expressão; quinta-feira, 24, às 16h e 20h serão realizadas as duas últimas sessões do filme de ficção “Os invisíveis”, com a Companhia Arteira; e no dia 30, quarta-feira da próxima semana, exibição do vídeo documentário “Usina Cultural, 20 anos - Grupo em Grupo, 34" com o Grupo em Grupo de Artes Cênicas. A programação gratuita é acessível pelo canal no YouTube da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, gestora do espaço cultural.    

Segundo a coordenação da Usina, em um breve levantamento, estima-se que estiveram no local nestes 20 anos cerca de 250 mil pessoas, sendo artistas, colaboradores e público. Foram realizados aproximadamente 500 shows, 480 peças teatrais, 580 exposições, e mais de 80 oficinas de capacitação e formação. Quanto ao público, não chegaram a contabilizar as que foram conhecer o projeto “Super Estação de Energia – educação ambiental (2002 a 2006), nem as que participaram do 1º Cine Amor - Festival de Cinema (2010); e nem o projeto Sinergia (itinerante, em 2011 e 2012), que aconteceram também em outros espaços além da Usina Cultural.

A programação e recordações desses 20 anos de serviços prestados à cultura podem ser acompanhadas pelas redes: Facebook @usinaculturalfriburgo e @fundacaoormeo e no YouTube @FundaçãoOrmeo. Outras surpresas estão preparadas para os próximos meses, como oficinas gratuitas, e por isso é interessante acompanhar os canais de comunicação.  

Programação

  • Quinta-feira, 24  - sessões às 16h e às 20h - "Os invisíveis" (filme) com a Companhia Arteira - (Documentário que flerta com alguns elementos ficcionais, já que parte de relatos colhidos de sobreviventes das chuvas de 2011, que destruíram grande parte da cidade de Nova Friburgo (RJ) e que são revistos e revividos pelos atores. O misto de ficcionalidade e realidade se conflituam conceitualmente, porém as falas, as histórias, os dramas vividos naqueles dias ganham um outro corpo e outra voz, ressoando novamente depois de exatos 10 anos do incidente)

  • Quarta-feira, 23 - 20h - "A aposta" com o grupo Teatro Expressão - (A peça, passada na Rússia em 14 de novembro de 1870, farseia entre o realismo e o absurdo dando a impressão da opressão na época por temas religiosos e políticos que marcaram o mundo)

  • Quarta-feira, 30 - 20h - “Usina Cultural, 20 anos - Grupo em Grupo, 34" com o Grupo em Grupo de Artes Cênicas - (Videodocumentário com depoimentos de fundadores do grupo contando a sua trajetória no cenário cultural de Nova Friburgo)

Mais informações e contato: https://www.facebook.com/usinaculturalfriburgo

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: