Começam as inscrições para o Enem 2020

Candidatos têm até o dia 22 para acessarem a página do exame na internet
segunda-feira, 11 de maio de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Começam as inscrições para o Enem 2020

Estão abertas até o próximo dia 22 as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2020 (Enem). Os candidatos têm que acessar a página do exame na internet (www.enem.inep.gov.br/faq) e preencher seus dados pessoais. A possibilidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ganhar uma versão digital já vinha sendo discutida e esse ano, em meio a pandemia do coronavírus a modalidade será adotada no país, mas os candidatos poderão optar pela novidade ou a versão tradicional com provas impressas.

De acordo com o Governo Federal, a aplicação das provas impressas do Enem ocorrerá  nos dias 1o e 8 de novembro, e a versão digital está prevista para os dias 22 e 29 de novembro. Cerca de 100 mil participantes vão poder escolher experimentar a versão digital da prova. O participante que optar por fazer o Enem impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção.

A estrutura dos dois exames será a mesma. Serão aplicadas quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira, inglês ou espanhol. Este ano, será obrigatória a inclusão de uma foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85 e deverá ser pago até o próximo dia 28.

Isenção de taxa

Todos os participantes que se enquadrarem nos perfis especificados nos editais, mesmo sem o pedido formal, terão isenção da taxa, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A regra vale tanto para os participantes que optarem pelo Enem impresso quanto para os que escolherem o Enem digital. Sendo assim, no ato da inscrição para o Enem 2020, terão isenção de taxa os candidatos que estejam cursando a última série do ensino médio este ano, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica; tenham feito todo o ensino médio em escolas da rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada e tenham renda per capita familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Também terão direito a isenção os que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Neste caso, é preciso comprovar renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Quem se interessar em consultar os resultados dos pedidos de recurso para a isenção de taxa de inscrição do Enem, deve acessar a Página do Participante, no aplicativo ou no site do Enem, e conferir as informações.

Acessibilidade e atendimento especializado

A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep visa dar atendimento especializado aos participantes que necessitam. Para facilitar a compreensão no momento da inscrição, os atendimentos específicos para gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar foram incluídos na denominação especializado. As solicitações para esses atendimentos também deverão ser feitas até o próximo dia 22. Os resultados serão divulgados em 29 de maio. Para os pedidos que forem negados, está prevista uma fase para apresentação de recursos. O resultado final estará disponível no dia 10 de junho.

Os pedidos de tratamento por nome social, para pessoas transexuais e travestis, serão feitos entre os próximos dias 25 e 29, com previsão de divulgação dos resultados em 5 de junho. O período para apresentação de recursos será entre 8 e 12 de junho e a disponibilização dos resultados finais em 18 de junho.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: