A Secretaria Municipal de Educação (SME) divulgou, através do site da Prefeitura de Nova Friburgo, o calendário de pré-matrículas para o ingresso de novos alunos na rede municipal de ensino para o ano letivo de 2024. Também já foi elaborado o calendário para renovação, transposição e transferência interna de matrícula para a permanência dos alunos já matriculados nas escolas municipais no ano que vem.
A pré-matrícula para a Educação Infantil (creche e pré-escola) e Ensino Fundamental (Regular e Educação de Jovens e Adultos - EJA) deverá ser realizada através da internet, pelo site da prefeitura, nas datas específicas para cada segmento. O responsável legal pelo estudante ou o candidato maior de 18 anos deve manter o cadastro atualizado com telefones e endereços para que não haja prejuízo da sua classificação. O candidato recebe informações do sistema durante o processo de pré-matrícula.
Quem já estiver inscrito no cadastro de pré-matrícula, que ainda não tenha sido contemplado com a vaga, deverá, obrigatoriamente, confirmar seus dados cadastrais e etapa/ano/fase de escolaridade para o ano letivo de 2024, na data prevista pela portaria da SME, sob pena de cancelamento do protocolo caso não realize a confirmação no prazo determinado.
Quanto à renovação de matrícula, o responsável legal deve confirmar, por meio de assinatura em documento próprio (Ficha de Matrícula) e dentro do prazo previsto na portaria da SME, a permanência do estudante na mesma escola em que cursou o período letivo anterior. A desistência da vaga oferecida ou o não comparecimento do responsável legal dentro do prazo estabelecido implicará perda da vaga.
A transposição de matrícula diz respeito à transferência entre escolas da rede municipal, uma vez que a escola de origem em que o estudante cursou o ano letivo de 2023 não oferece a etapa/ano/fase necessária para a continuidade dos estudos no ano letivo de 2024. Já a transferência interna de matrícula é um procedimento que permite ao estudante que está frequentando uma escola da rede municipal mudar para outra escola, quando há vaga imediata no local de interesse. Em ambos os casos, o responsável deve seguir as informações que constam no edital da SME.
Deixe o seu comentário