Começa a temporada de pré-matrículas na rede municipal

Pré-matrícula para a Educação Infantil (creche e pré-escola) e Ensino Fundamental (Regular e Educação de Jovens e Adultos - EJA) deverá ser realizada através da internet
quarta-feira, 11 de outubro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

A Secretaria Municipal de Educação (SME) divulgou, através do site da Prefeitura de Nova Friburgo, o calendário de pré-matrículas para o ingresso de novos alunos na rede municipal de ensino para o ano letivo de 2024. Também já foi elaborado o calendário para renovação, transposição e transferência interna de matrícula para a permanência dos alunos já matriculados nas escolas municipais no ano que vem. 

A pré-matrícula para a Educação Infantil (creche e pré-escola) e Ensino Fundamental (Regular e Educação de Jovens e Adultos - EJA) deverá ser realizada através da internet, pelo site da prefeitura, nas datas específicas para cada segmento. O responsável legal pelo estudante ou o candidato maior de 18 anos deve manter o cadastro atualizado com telefones e endereços para que não haja prejuízo da sua classificação. O candidato recebe informações do sistema durante o processo de pré-matrícula. 

Quem já estiver inscrito no cadastro de pré-matrícula, que ainda não tenha sido contemplado com a vaga, deverá, obrigatoriamente, confirmar seus dados cadastrais e etapa/ano/fase de escolaridade para o ano letivo de 2024, na data prevista pela portaria da SME, sob pena de cancelamento do protocolo caso não realize a confirmação no prazo determinado. 

Quanto à renovação de matrícula, o responsável legal deve confirmar, por meio de assinatura em documento próprio (Ficha de Matrícula) e dentro do prazo previsto na portaria da SME, a permanência do estudante na mesma escola em que cursou o período letivo anterior. A desistência da vaga oferecida ou o não comparecimento do responsável legal dentro do prazo estabelecido implicará perda da vaga. 

A transposição de matrícula diz respeito à transferência entre escolas da rede municipal, uma vez que a escola de origem em que o estudante cursou o ano letivo de 2023 não oferece a etapa/ano/fase necessária para a continuidade dos estudos no ano letivo de 2024. Já a transferência interna de matrícula é um procedimento que permite ao estudante que está frequentando uma escola da rede municipal mudar para outra escola, quando há vaga imediata no local de interesse. Em ambos os casos, o responsável deve seguir as informações que constam no edital da SME.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: