A concessionária Rota 116, que administra o trecho privatizado da rodovia RJ-116, entre Itaboraí e Macuco, iniciou nesta segunda-feira, 20, as obras de recuperação do asfalto de parte do eixo rodoviário de Nova Friburgo, trecho de perímetro urbano da rodovia que atravessa o centro do município. Os trabalhos tiveram início na pista de sentido norte da Avenida Geremias de Mattos Fontes, na descida do viaduto, próximo à Praça Marcílio Dias, no Paissandu. Equipes da concessionária irão retirar toda a capa de asfalto que tem trechos danificados e irão substituir por novas camadas de massa asfáltica. Os serviços irão se estender até o próximo dia 31, garantindo melhorias no pavimento também das avenidas Padre Roberto sabóia de Medeiros, Comte Bittencourt e Euterpe Friburguense.
A operação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), que envia agentes de trânsito para os locais da obra a fim de alertar os motoristas sobre a interrupção parcial das faixas de rolamento. Tanto a concessionária quanto a Smomu alertam os motoristas sobre a necessidade de redobrar a atenção neste período e terem paciência, pois as retenções no fluxo de veículos será inevitável, principalmente nos horários de pico. Nos trechos onde haverá a revitalização, o tráfego será escoado em meia pista para a execução dos trabalhos.
Os serviços serão feitos das 7h às 16h, de segunda à sexta-feira, e fazem parte de um pacote de intervenções programado pela concessionária Rota 116. “A manutenção do pavimento desses trechos urbanos é de responsabilidade nossa, conforme prevê o contrato de concessão com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, mas toda a operação viária é de competência dos municípios. Nesse caso, da Prefeitura de Nova Friburgo”, explicou o superintendente da concessionária, Edyano Bittencourt.
O trecho que ganhará novo asfalto tem uma extensão total de aproximadamente dois quilômetros e está no sentido norte do trecho urbano da RJ-116. “É importante que todos respeitem as orientações dos agentes e circulem pelo local em baixa velocidade, evitando qualquer tipo de incidente. Não haverá sistema de pare e siga, mas a interdição de uma faixa de rolamento, ficando a outra para circulação de veículos”, ressalta Bittencourt.
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