Começa reforço em pessoas com mais de 60 que tomaram a 2ª dose há 5 meses

Confira o calendário de vacinação contra a Covid-19 nesta nova semana em Friburgo
sexta-feira, 19 de novembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Começa reforço em pessoas com mais de 60 que tomaram a 2ª dose há 5 meses

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Saúde, em combate à Covid-19, continua a vacinação no município. Na terça e quarta-feira, 23 e 24, serão aplicadas as doses de reforço em profissionais de saúde e idosos que tomaram a segunda aplicação há cinco meses. Os imunossuprimidos que completaram o esquema vacinal até o dia 27 de outubro receberão a imunização de reforço na quinta-feira, 25, na Uerj.

A campanha de segunda dose também prossegue. Na terça e quarta-feira, será aplicada a Pfizer, em todas as unidades, para quem está com a vacina agendada até estas datas. Na quinta-feira, 25, a Secretaria de Saúde realizará uma repescagem de segunda aplicação ofertando todos os imunizantes (Astrazeneca, Pfizer e Coronavac). 

Terça e quarta-feira, haverá aplicação da primeira dose para adolescentes com 12 a 17 anos, gestantes e puérperas, que tiveram o bebê há até 45 dias. Já na quinta-feira, toda a população com mais de 12 anos poderá receber a primeira aplicação, na Uerj.

Locais de vacinação

É importante prestar atenção que alguns esquemas vacinais estão sendo oferecidos somente na Uerj, conforme já explicado na matéria. Os outros locais de vacinação são: Das 9h às 15h nos ginásios esportivos Alberto da Rosa Pinheiro (Pastão), no distrito de Conselheiro Paulino, e João Antunes Nogueira (Bieca), no bairro Cordoeira; na quadra da escola de samba Imperatriz de Olaria; posto de saúde José Copertino Nogueira, no bairro São Geraldo, e no campus local da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que funciona na Fábrica Filó, na Vila Amélia; e também, das 9h às 13h, nas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Centenário, São Lourenço, Conquista, Campo do Coelho, Riograndina, Amparo, Nova Suíça, Olaria 1, 2 e 3, Varginha, Mury, Stucky, Vargem Alta, Lumiar e São Pedro da Serra.    

Completar o esquema vacinal é a melhor opção

A Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre a importância de receber as duas doses da vacina contra a Covid-19. Você já pode tomar a segunda dose? Procure o dia mais próximo no calendário de vacinação da Prefeitura e receba o imunizante. 

O Ministério da Saúde, assim como a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, alertam que apenas através do recebimento da segunda aplicação, o esquema vacinal é totalmente completo, e que somente assim, há uma maior proteção contra o vírus da Covid-19.

Se você não procurou a segunda dose por medo de reação, saiba que as dores são passageiras e é completamente normal algumas pessoas terem alguns sintomas gripais nos primeiros horários após a aplicação. Não deixe de tomar a vacina por isso!

No cronograma de imunização do município, além da vacinação das doses aprazadas, a Secretaria de Saúde tem realizado constantes repescagens para quem perdeu a data. Compareça no dia em que há a vacina disponível. Assim, a cidade pode aumentar a cobertura vacinal, que ultrapassou os 72% da população em geral e 93% do público alvo, e garantir a segurança dos nossos cidadãos

Ministério reduz intervalo e amplia dose de reforço para todos

O Ministério da Saúde anunciou a redução do intervalo de tempo para aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 dos atuais seis meses para cinco meses. A decisão, que será implementada pelas secretarias de Saúde dos estados e municípios, contempla todas as pessoas acima de 18 anos, independentemente do grupo etário ou profissão. Inclusive aqueles que receberam a dose única do imunizante Janssen. 

Segundo a secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19, Rosana Melo, pessoas na faixa entre 25 e 34 anos formam a maioria dos que ainda não compareceram para tomar a segunda dose. Analisando qual vacina as pessoas que não completaram o ciclo vacinal receberam, a secretária aventa a hipótese de que, além de outros fatores (como a dificuldade de encontrarem tempo para retornar ao posto de vacinação), as reações características de cada imunizante podem estar desestimulando algumas pessoas.

Outra mudança anunciada pela pasta diz respeito à vacina da Janssen que era aplicada em dose única e passará a ter duas doses. A segunda dose da Janssen deverá ser ministrada a partir de dois meses da primeira aplicação. 

Megavacinação

O ministro da Saúde participou nesta terça-feira, 16, da cerimônia de lançamento da campanha Megavacinação, que acontecerá entre os próximos dias  20 e 26. Para estimular a população a tomar todas as doses recomendadas da vacina e completar o ciclo de imunização, o ministério conta com a ampliação do horário de funcionamento dos postos de vacinação durante a iniciativa. 

“Já temos uma das campanhas de vacinação contra a Covid-19 mais importantes do mundo, tendo ultrapassado os Estados Unidos em relação ao [percentual da] população imunizada, mas temos que avançar ainda mais para que não aconteça o que está ocorrendo em alguns países da Europa, onde observamos um novo aumento do número de casos”, alertou o ministro, referindo-se a países como a Alemanha, que, na semana passada, voltou a anunciar medidas restritivas para conter o recrudescimento da doença.

“Nosso objetivo é, através da campanha Mega Vacinação, ampliar ainda mais o acesso (da população às vacinas) e convencer as pessoas a procurarem as unidades básicas de saúde (UBS) para, a partir daí, adquirirmos ainda mais a confiança do povo brasileiro e um controle sanitário eficiente para evitarmos possíveis novas ondas da Covid-19”, disse Queiroga logo após a exibição de um vídeo promocional em que o Ministério da Saúde alerta que “proteção pela metade não é proteção”.

“Temos (no Brasil) um cenário epidemiológico bem mais equilibrado em relação à pandemia. Nosso sistema de saúde está atendendo às necessidades, sobretudo dos pacientes com síndromes respiratórias agudas graves. Isso se deve à eficiência das políticas públicas lideradas pelo Ministério da Saúde e que, na ponta, são implementadas pelos estados e municípios (prefeituras)”, acrescentou o ministro Marcelo Queiroga antes de detalhar a redução do intervalo de tempo para aplicação da dose de reforço.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra