Começa a fase de renovação de matrículas para 2024

Inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site Matrícula Fácil
segunda-feira, 13 de novembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

A Secretaria estadual de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc) iniciou a fase de renovação de matrículas para as escolas da rede estadual. Nesta primeira etapa, a inscrição será destinada aos alunos que desejam permanecer na mesma escola, mesmo curso e turno, no ano letivo de 2024. Os interessados deverão acessar o site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br) e verificar a oferta de escolas, séries, cursos e turnos disponíveis, como e quando confirmar a matrícula na escola.

Já a partir da próxima terça-feira, 21, às 8h, o cadastro poderá ser feito por estudantes da rede estadual que desejam solicitar a mudança de curso, turno ou curso e turno, e estará condicionado à disponibilidade de vaga no momento da renovação.

“O acesso à educação é a porta de entrada para mudar a realidade de milhares de jovens do nosso estado e, hoje, iniciamos um passo importante nesse processo, que é a matrícula na rede estadual de educação. Só a educação é capaz de transformar a vida das pessoas”, destaca o governador Cláudio Castro.

O processo de renovação de matrícula ocorrerá exclusivamente de forma online. Caso o responsável ou aluno (se for maior de idade e capaz) não tenha acesso à internet, poderá comparecer às escolas para realizar a renovação.

Novos alunos 

Para os novos alunos, a inscrição será no período do próximo dia 27 (a partir das 8h) a 14 de dezembro.  Esta etapa atenderá alunos que desejam ingressar na rede estadual, mudar de escola ou que perderam a renovação. Os interessados também deverão acessar o site Matrícula Fácil e verificar a oferta de escolas, séries, cursos e turnos disponíveis, como e quando confirmar a matrícula na escola. Neste caso, o candidato poderá escolher, no mínimo, duas escolas de sua preferência, sendo que é necessário ter três opções na combinação de escola/curso/série/turno.

Ao todo, são mais de 1,2 mil escolas com oportunidades para Novas Tecnologias (E-Tecs), Interculturais, de Itinerários de Formação Técnica e Profissional, entre outras opções.

Critérios

A Seeduc esclarece que a 1ª fase da matrícula não acontece por ordem de inscrição. Os estudantes são alocados obedecendo a critérios do Estatuto da Criança e do Adolescente, como preferência à aluno com deficiência; crianças e adolescentes até 18 anos incompletos; permanência na Rede Pública de Ensino e proximidade da residência. Em caso de empate, a prioridade será para o aluno mais novo.

O resultado da pré-matrícula será divulgado nos sites www.seeduc.rj.gov.br (Seeduc) e www.matriculafacil.rj.gov.br, a partir do dia 29 de dezembro. O candidato poderá realizar a consulta individual do resultado da alocação no próprio site da matrícula, selecionando a opção “Consulte a sua inscrição”. O responsável - ou o aluno maior de 18 anos – deverá, então, comparecer à escola, no período de 16 a 19 de janeiro de 2024, e realizar a confirmação da matrícula. A ficha de conclusão da inscrição informará a documentação necessária a ser apresentada no momento da confirmação da matrícula na escola onde o candidato for alocado.

Calendário 

- Até 20/11/2023: Período de renovação da matrícula, destinado aos alunos que desejam permanecer no mesmo curso e turno.

- De 21/11(a partir das 8h) a 24/11/2023: Período de renovação da matrícula, destinado aos alunos que desejam solicitar a mudança de curso, turno ou curso e turno, que estará condicionada à disponibilidade de vaga no momento da renovação.

- De 27/11(a partir das 8h) a 14/12/2023: 1ª fase da pré-matrícula, para novos alunos.

- A partir de 29/12: resultado da 1ª fase da pré-matrícula nos sites www.seeduc.rj.gov.br e www.matriculafacil.rj.gov.br.

- De 16/01 a 19/01/2024: confirmação da 1ª fase da pré-matrícula.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: