Com tranquilidade e muita indecisão, friburguenses decidem seu futuro

Resultado da eleição recorde de candidatos pode sair ainda neste domingo. Equipe de A VOZ DA SERRA se dividiu pela cidade para conferir o movimento nas seções
domingo, 15 de novembro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Fila para votar no Ciep da Via Expressa, em Olaria (Fotos de leitores)
Fila para votar no Ciep da Via Expressa, em Olaria (Fotos de leitores)

Os 151.502 eleitores friburguenses aptos a votar nas eleições municipais 2020 exerceram das  7h às 17h deste domingo, 15, a melhor parte da democracia: o voto. Dentro de mais algumas horas, Nova Friburgo deverá conhecer o (a) prefeito (a) e os 21 vereadores que vão cumprir mandato pelos próximos quatro anos, de 1º de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2024. 

Foi uma campanha marcada pelo com recorde de candidatos - 16 para o Executivo e quase 600 para o Legislativo - e muita indecisão entre os eleitores.

Atenta a tudo o que ocorre na cidade durante a votação, a equipe de A VOZ DA SERRA se dividiu para conferir o movimento nos principais locais de votação do município. Em geral, o processo transcorreu com tranquilidade. Alguns locais de votação registraram filas, mas o tempo de espera não foi longo, já que o ato de votar é rápido, mesmo em tempos de pandemia de coronavírus e a adoção de todas as medidas sanitárias necessárias. 

O jornal percorreu algumas seções de votação em alguns dos principais bairros de Nova Friburgo. No Colégio Estadual Augusto Spinelli, no Cônego, foram registradas pequenas filas em alguns momentos, mas sem aglomerações. O mesmo foi registrado no Colégio Nossa Senhora das Dores, no Centro. No Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Licínio Teixeira, na Via Expressa, em Olaria, o movimento foi grande e alguns eleitores se queixaram da demora para conseguir votar. Na Subdelegacia do Trabalho, no Centro, na Universidade Candido Mendes, na Vilage, na Escola Rumo Certo, em Mury, e no Colégio Estadual João Bazet, no bairro Ypu, o movimento foi tranquilo e houve registro de poucas filas.

Mesmo sem obrigatoriedade, muitos idosos saíram de casa para exercer a cidadania e dar o exemplo a eleitores mais jovens. Foi o caso do senhor Abdo Carin (foto), carinhosamente conhecido como seu Abdinho. No auge dos seus 103 anos, ele votou ao lado do filho, o médico Doutor Carin. Esse registro também foi publicado na fanpage de A VOZ DA SERRA e fez sucesso, com 500 curtidas, cerca de 100 comentários e dezenas de compartilhamentos.

O voto dos candidatos a prefeito

A VOZ DA SERRA havia solicitado com antecedência fotos e informações dos locais de votação dos 16 candidatos a prefeito da cidade. A assessoria do candidato à reeleição, Renato Bravo (Progressistas), informou que ele decidiu não divulgar fotos nem informações sobre o local de votação - foi o único a fazê-lo.

Cláudio Damião (PSOL) votou por volta das 10h na Universidade Candido Mendes, na Vilage. O candidato assistirá a apuração em casa, junto aos familiares. Mariozam da Rádio (PTC) votou às 10h30 na Escola Municipal Professora Nair de Araújo Rodrigues, em São Geraldo. Alexandre Cruz (Cidadania) também votou às  10h, só que no Colégio Nossa Senhora das Dores, no Centro. Silvia Faltz (PT) votou logo após às 10h, na Escola Municipal Acyr Spitz, em Lumiar. Wanderson Nogueira (PDT) votou às 12h12, no Sesi da Vila Amélia. A assessoria do candidato também informou que ele irá acompanhar a apuração junto com sua família,  amigos e parte da equipe em casa. Hugo Moreno (PSTU) votou por volta das 11h30 no Centro Municipal de Educação e Saúde Padre Rafael, no Cordoeira. Sérgio Louback (PSC) votou no Colégio Estadual Júlio Salusse, na Chácara do Paraíso, por volta das 13h50. Juvenal Condack (PSD) votou por volta das 11h no distrito de Campo do Coelho, no entanto, a assessoria do candidato não informou a seção. Johnny Maycon (Republicanos) votou às 11h na Escola Estadual Tuffy El Jaick, em Duas Pedras. A assessoria de Cacau Rezende (PV) informou que ele votou às 11h no Colégio Nossa Senhora das Dores, no Centro, mas não fez fotos. André Montechiari (PRTB) votou às 13h na Universidade Estácio de Sá, nas Braunes. Lucidarlen Novaes (PMB) votou às 10h50 na Escola Estadual Eduardo Breder, no distrito de Campo do Coelho. A Delegada Danielle Bessa (PSL) votou às 13h na Escola Municipal Dante Magliano, na Ponte da Saudade. Doutor Luís Fernando (Podemos) votou na Escola Canadá e Doutor Arthur Mattar (Avante), na Candido Mendes. Veja as fotos deles votando na galeria abaixo:

 

  • Alexandre Cruz

    Alexandre Cruz

  • André Montechiari

    André Montechiari

  • Arthur Mattar

    Arthur Mattar

  • Claudio Damião

    Claudio Damião

  • Danielle Bessa

    Danielle Bessa

  • Hugo Moreno

    Hugo Moreno

  • Johnny Maycon

    Johnny Maycon

  • Juvenal Condack

    Juvenal Condack

  • Luis Fernando

    Luis Fernando

  • Lucidarlen Novaes

    Lucidarlen Novaes

  • Mariozam da Rádio

    Mariozam da Rádio

  • Sergio Louback

    Sergio Louback

  • Silvia Faltz

    Silvia Faltz

  • Wanderson Nogueira

    Wanderson Nogueira

LEIA MAIS

Justiça Eleitoral recebe quase 11 mil denúncias pelo aplicativo

Manifestação política de grupos conservadores ocorreu em meio às comemorações dos 200 anos da Independência

Entre os resultados destacados constam informações básicas, além de detalhes sobre o uso correto da urna

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: eleições