Com decisão favorável do TJ, Friburgo agora espera pela flexibilização

“Essa notícia nos deixa muito felizes”, diz prefeito. Acianf e Defensoria se pronunciam
quinta-feira, 25 de junho de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Comércio à meia-porta em Nova Friburgo (Fotos: Henrique Pinheiro)
Comércio à meia-porta em Nova Friburgo (Fotos: Henrique Pinheiro)

Na noite da última quarta-feira, 24, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Cláudio de Mello Tavares, suspendeu a liminar que havia sido obtida após ter sido movida uma ação civil pela Defensoria Pública sob a alegação de “aumento do risco à coletividade em decorrência da propagação do coronavírus”. A ação pediu a suspensão imediata dos efeitos do decreto municipal 591, publicado no Diário Oficial de 28 de maio, que determinava a flexibilização de alguns setores da economia em Nova Friburgo, como a retomada do funcionamento das indústrias com 50% de sua capacidade. Com a derrubada da liminar, o decreto 591 voltou a ter efeito desde ontem, 25.

A decisão se deu pouco após o TJ ter recebido manifestação do Sindicato das Indústrias do Vestuário (SindVest) apontando que havia margem estrutural para que a rede municipal de saúde pudesse absorver um eventual aumento no número de atendimentos a infectados pelo coronavírus. O prefeito Renato Bravo comemorou a decisão da Justiça em sua rede social e representantes do setor empresarial também se mostraram satisfeitos. “Essa notícia nos deixa muito felizes”, disse o prefeito que elabora um novo decreto com normas para a retomada gradual e segura de mais setores da economia local, como o comércio.  

Com a volta da validade do decreto 591 as indústrias, em caráter excepcional, pode funcionar de segunda à sexta-feira, com a capacidade produtiva restrita a 50%, adequando o distanciamento entre os postos de trabalho em, no mínimo, 1,5 metro entre os colaboradores, que terão de utilizar obrigatoriamente equipamentos de proteção individual e máscaras. Todos os funcionários dos grupos de risco devem permanecer afastados. O setor do comércio, que pleiteava ser contemplado na flexibilização, continua com o funcionamento restrito.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Friburgo (Acianf), Júlio Cordeiro, se manifestou nesta quinta através de nota: “O meio empresarial (e porque não dizer também os trabalhadores), ficam satisfeitos com essa decisão favorável da Justiça, de iniciar a flexibilização dentro dos parâmetros estabelecidos, que nada mais é do que o mesmo movimento que está sendo realizado em cidades como Teresópolis, Petrópolis e Cabo Frio. Acreditamos que no novo decreto a ser publicado pela prefeitura haverá normas de proteção e prevenção, que evidentemente iremos seguir rigorosamente. É sempre bom esclarecer que queremos através do isolamento achatar a curva da propagação do vírus e não eliminá-lo, pois isso é impossível. Portanto, a partir do momento que temos leitos suficientes continuaremos na flexibilização. Se os números aumentarem muito, não vemos problemas em um retrocesso pontual nas medidas. O isolamento é essencial e muito importante para toda a população, para o combate ao vírus e ressaltamos nosso pedido para que aqueles que estão no quadro de maior risco, continuem em suas casas, possibilitando os que necessitam sair às ruas para garantir o seu sustento, possam fazê-lo”, observa Júlio Cordeiro.

A Defensoria Pública, também por meio de nota, ressaltou que a decisão favorável à flexibilização chegou no momento em que o quadro de ocupação do hospital municipal encontra-se com 100% nos leitos de UTI, e que vai acompanhar a retomada gradual das atividades. “A Defensoria desde o início da pandemia vem desempenhando o seu papel constitucional de atuar de maneira firme e sempre calcada em estudos técnicos e baseada sobretudo na ciência e na literatura médica. Sempre estivemos abertos ao diálogo, com a sociedade e com os setores da economia. Entretanto, o decreto de flexibilização do funcionamento da indústria surgiu num momento em que o cenário local não apontava para esse caminho seja pela ocupação de 100 % dos leitos de UTI na rede municipal, seja pela curva ascendente do número de pessoas infectadas e de morte bem como a notória subnotificação dos casos considerando o número irrisório de testes feitos na cidade. Não nos restou outra saída senão o ajuizamento da ação civil pública. A decisão liminar foi extremamente técnica e juridicamente irretocável. Após quase três semanas houve a suspensão de seus efeitos pelo TJ mesmo diante do cenário de ocupação de 100% dos leitos de UTI Covid. Exatamente o mesmo panorama que tínhamos no último dia 1º, data do ajuizamento da nossa ação. Continuaremos agindo para garantir que essa retomada seja  segura e gradual. Vamos acompanhar os indicadores técnicos para garantir que não haja um colapso nos hospitais. Vamos cobrar transparência nos números , aumento de testagem e efetiva fiscalização. Se preciso for, mais uma vez vamos dialogar com todos os setores envolvidos em prol de uma solução que atenda a toda coletividade. É fundamental reforçar que a Defensoria jamais se posicionou contra a flexibilização e a retomada da economia. Nosso único objetivo é garantir que isso ocorresse de maneira segura para todos”, informou o órgão.

As justificativas da prefeitura ao TJ

Segundo o Procurador Geral da prefeitura, Ulisses da Gama, foram apresentados ao Judiciário diversos fundamentos em mais de 30 laudas. Dentre eles, o pedido de cumprimento do Princípio da Execução dos Poderes, que garante ao município a gestão e administração de interesses públicos, como Saúde, Educação, inclusive, em situações de pandemia. “Isto é uma competência do Executivo, o Judiciário não pode interferir desta forma, como previa a liminar, coibindo o município de planejar, mitigar os efeitos do isolamento social”, justificou.  

Ainda de acordo com o procurador, é importante que o município conte com uma estrutura de prevenção e combate ao Covid bastante significativa. A aquisição dos respiradores pulmonares; a criação e atuação intensa do Comitê Operativo de Emergência em Saúde – COE; a criação do grupo Força Tarefa para intensificar as fiscalizações; a ampliação dos leitos destinados ao tratamento de pacientes com Covid no Raul Sertã e, em casos de necessidade, também, os leitos da rede particular, e a taxa de ocupação dentro do razoável são exemplos disto.

Outro ponto, também apresentado ao TJ é o comprometimento da economia municipal, que atinge diretamente as finanças públicas. A arrecadação de ISS caiu mais de 40%, a de IPTU mais de 20% e o repasse de ICMS para o município registrou uma queda superior a 50%. “Enquanto o município faz um esforço enorme para manter firme a saúde pública no combate à pandemia, deixa de arrecadar porque não pode flexibilizar a economia. Essa ponderação de valores foi levada em consideração pelo presidente, que acolheu os fundamentos do pedido, apresentados de forma clara, e, sendo assim, restabeleceu os efeitos do decreto 591/20”, acrescentou Ulisses.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra