A concessionária de energia elétrica Enel Distribuição Rio, que fornece energia elétrica para 66 municípios do interior fluminense, inclusive parte da zona rural de Nova Friburgo, registrou 252 colisões contra postes da rede elétrica no primeiro semestre deste ano. É uma média de mais de uma acidente em postes por dia. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o aumento foi de 9% no número de choques de veículos desgovernados nos postes do estado.
Para se ter uma dimensão dos impactos deste tipo de acidente na rotina da distribuidora e os efeitos no fornecimento de energia, mais de 343 mil clientes tiveram o serviço afetado apenas neste semestre. No mesmo período de 2023, a distribuidora registrou 231 colisões, com 251 mil clientes afetados.
Vale destacar que a empresa possui tecnologias de operação remota da rede para reduzir ao máximo o número de clientes sem energia quando um poste é atingido pelos veículos. No entanto, este tipo de ocorrência causa grandes estragos, deixando parte dos consumidores sem energia até que a rede seja reconstruída.
O responsável pelo setor de operação e manutenção da concessionária, Fábio Damasceno, informa que esse tipo de ocorrência costuma se concentrar nos fins de semana. Segundo ele, um poste derrubado pode significar horas de trabalho das equipes de manutenção, que precisam não apenas substituir a estrutura, mas reconstruir todo o trecho da rede elétrica danificada. “Em alguns casos mais complexos, é necessário aguardar liberação da perícia para iniciarmos os trabalhos, o que pode aumentar o tempo de atuação”, comenta.
Fábio também observa a responsabilidade pelos danos causados: “Além do risco à vida e do impacto da falta de energia a diversos clientes, é importante destacar que a empresa repassa todo o custo de reposição de estruturas e cabos a quem provocou o dano ao bem público”, informou.
Responsabilidade sobre os danos
Quando situações como essas acontecem, as concessionárias de energia devem ser comunicadas para realizar a troca do poste. Uma equipe da companhia é deslocada imediatamente para o local, a fim de fazer os reparos na rede. A partir do registro da placa do veículo e de fotos do incidente, os custos operacionais gerados, incluindo desde o primeiro atendimento até a substituição ou reparo do poste e/ou da rede elétrica, são registrados pela empresa, que realiza a cobrança junto ao proprietário do veículo.
Para comunicar ocorrências, contatos podem ser feitos pelo aplicativo Enel Rio; pelo site da companhia (www.enel.com.br); pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e rede X (@enelclientesbr) ou ainda pela Central de Atendimento 0800 28 00 120.
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