Colégio Ceffa Rei Alberto inaugura mural em homenagem a agricultor e poeta

Projeto faz parte do Movimento de Arte das Escolas Municipais que em 2022 tem como objetivo celebrar o Centenário da Arte Moderna
sexta-feira, 16 de setembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Divulgação)
(Fotos: Divulgação)

O Colégio Municipal Ceffa Rei Alberto I (Salinas) inaugurou um mural em seu ginásio com o nome do agricultor, poeta, mestre erveiro e parceiro da escola, Hermínio Botelho, falecido em 2016. O projeto está inserido no Movimento de Arte das Escolas Municipais, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Nova Friburgo, que nesse ano tem como objetivo contemplar o Centenário da Arte Moderna, no mundo.

Além do mural foram realizadas atividades relacionadas às Artes, dos estilos gótico e românico. “Na área da Geografia, exposição dos protótipos da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), maquetes e mesa em homenagem à Agricultura Familiar, em Técnicas Agrícolas, e apresentação de poesias, dança, música e homenagem a Villa Lobos nas disciplinas Língua Portuguesa, Ciências e Formação Humana”, destacou a diretora Claudilene Schuenck.

“O projeto do mural já vinha sendo pensado desde meados de 2021, e tomou fôlego após a visita de estudos à cidade do Rio, em junho de 2022, onde os estudantes do 9°ano visitaram o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), a Casa França-Brasil e o MAR (Museu de Arte do Rio). Sem dúvida, todos voltaram inspirados e com muitas ideias para retirar do papel e colocar a ‘mão na massa’, ou melhor, nas tintas”, revelou a professora de História e artista visual, Maria Cristiane. 

“Foi esse desejo pulsante que nos motivou a colorir o universo escolar com nossas próprias mãos, afinal, cada ser é um artista em potencial”, acrescentou.

O projeto foi colocado em prática graças à iniciativa e organização transdisciplinar de Maria Cristiane, que também é historiadora, da professora de técnicas agrícolas, mestra em agricultura orgânica e bióloga, Maria Clara Estoducto, e da professora de geografia e artes, Emília Veronesi, que atua há 12 anos no Ceffa e tem vasta experiência na pedagogia da alternância.

Os desenhos executados na parede do ginásio são das estudantes Lucymara Freitas (8°ano), Ana Luisa Fernandes (7°ano), Maria Isabelly Teixeira (7°ano), e do ex-aluno Iago da Rosa. Foram semanas de trabalho árduo, inclusive noturno, quando as professoras mentoras do projeto se propuseram a expor os desenhos no ginásio que leva o nome de Hermínio Botelho. 

Sobre o homenageado

Segundo a professora Maria Clara, "a figura do senhor Hermínio, como agricultor e mestre das ervas medicinais da região, representa a importância do resgate das práticas ancestrais de produção alimentar e o quão necessário é o ensino sobre a importância das plantas medicinais para a saúde da população. Desse amor pela natureza e agricultura, e pelas mãos do seu Hermínio, o quintal de sua casa possui cerca de 180 espécies medicinais catalogadas", ressaltou.

Além da imagem do mestre, os estudantes transcreveram no mural uma poesia de sua autoria:

"Eu nasci lá no sertão / Nesse lugar fui criado / Por isso eu resolvi / Plantar um Jardim Sagrado / Com ervas medicinais / Plantas de grande valor / Eu moro nesse sertão / Um lugar muito bonito / Tem uma montanha de pedra / Que se chama Três Picos."

“Temos muito orgulho desse trabalho coletivo, que movimentou toda a comunidade escolar. A participação no processo artístico foi estimulada para que todos os estudantes do ensino fundamental tivessem a oportunidade de envolvimento com as pinturas e aprendessem as técnicas. Cada estudante, professor e equipe diretiva contribuiu de maneira especial e generosa, o que enriqueceu o resultado, não apenas no sentido artístico. A maior riqueza foi a colaboração em mutirões, entrosamento e laços que foram tecidos durante quase dois meses de projeto”, completou a professora Maria Cristiane.

LEIA MAIS

"O rádio fideliza e o networking que você cria em sua trajetória de vida também"

"O rádio proporciona riquezas e vivências que nenhum dinheiro ou bem material pode comprar"

"Também pus os pés na Rádio Friburgo. Com 8 anos, participava de um programa aos sábados"

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: caderno z