O fenômeno meteorológico (corredor de umidade da Amazônia associado ao ciclone subtropical Kurumi no Atlântico Sul) que se formou no oceano, na altura do Sudeste, não deve mais afetar diretamente o Estado do Rio, como era previsto. Entretanto, a passagem do ciclone intensificou as chuvas em todo o estado nesta sexta-feira, 24.
No Rio de Janeiro, e também na Região Serrana, as previsões indicam tempo instável até domingo, com tendência de redução das chuvas. Em Nova Friburgo, o clima ficará nesse vaivém de temporais, com chuvas intermitentes, às vezes volumosas, a qualquer momento do dia.
De acordo com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), a previsão para este sábado, 25, em Friburgo, é de sol com muitas nuvens pela manhã e chuvas durante à tarde, noite e até de madrugada. No domingo, 26, deve haver aumento de nuvens pela manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite.
Segundo a meteorologista do Climatempo, Josélia Pegorim, a preocupação é com a chuva em si, e não com o ciclone, uma vez que as nuvens que estão em Minas Gerais estão em deslocamentos para o Estado do Rio. “Sexta, 24, é dia de muita atenção para as regiões Serrana, Norte e Noroeste Fluminense”, disse ela. No fim de semana, segundo a especialista, as áreas de instabilidade começam a se enfraquecer, com períodos de sol, mas ainda há previsão de chuva à tarde e à noite em todo o estado.
Entre para o nosso grupo de notícias pelo WhatsApp e saiba tudo em primeira mão. Basta clicar aqui!
As agências federais orientam as Defesas Civis dos estados e municípios a estarem em constante comunicação com os demais órgãos que compõem seus sistemas de proteção. Além do mais, é necessário que as pessoas moradoras de áreas de risco ou que já tenham registrado desastres anteriormente procurem órgãos locais de Defesa Civil para ter acesso ao plano de contingência de suas regiões. É de extrema importância conhecer rotas de fuga e os pontos seguros para utilização em momento prévio aos desastres.
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) recomenda que a população faça o cadastro gratuito no serviço de alertas da Defesa Civil. Para isso, basta enviar o CEP de casa para o nº 40199, por mensagem de texto. Além disso, em caso de alagamentos, é recomendado atenção redobrada ao dirigir, cuidado ao caminhar pela água e não ficar próximo à beira de córregos e rios.
*Estagiária sob a supervisão de Adriana Oliveira
Deixe o seu comentário