Chegaram na manhã desta segunda-feira, 25, ao Rio de Janeiro, 135 aparelhos respiradores importados pela Organização Social Iabas de um fornecedor chinês para serem distribuídos pelos hospitais de campanha do Estado. A unidade de Nova Friburgo, ainda em fase de montagem, e com inauguração prevista para 7 de junho, ainda não foi contemplada.
De acordo com o Iabas, os 135 ventiladores vão ser distribuídos pelos hospitais de campanha de São Gonçalo, Nova Iguaçu e Duque de Caxias, que serão os próximos a entrarem em operação. Cada um desses hospitais receberá 40 aparelhos, e os outros 15 restantes irão reforçar a UTI do hospital de campanha do Maracanã, já em funcionamento. Cada aparelho custou US$ 15 mil, fora as despesas com transporte e importação, que são do comprador. Os aparelhos são de alta tecnologia, com bateria de lítio, e pesam 350 quilos cada.
Ao todo, o Iabas comprou 500 respiradores da empresa Shenzhen Comen Medical. Um cargueiro com mais 50 respiradores deve sair de Shenzhen ainda esta semana, e outros 50 aparelhos devem ser enviados na semana que vem. O calendário de entrega dos aparelhos comprados na China vai até junho. A organização social diz que já tem 91 aparelhos em operação, e que deve receber outros dez comprados no Espírito Santo. Somando aos 500 comprados na China, os hospitais do Rio vão contar com 601 aparelhos.
Deixe o seu comentário