Chegam ao Rio 135 respiradores para hospitais de campanha: nenhum para Friburgo

Alvo de operação nesta segunda, OS Iabas comprou aparelhos da China para unidades de São Gonçalo, Nova Iguaçu, Caxias e Maracanã
terça-feira, 26 de maio de 2020
por Jornal A Voz da Serra
O hospital de campanha de Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
O hospital de campanha de Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Chegaram na manhã desta segunda-feira, 25, ao Rio de Janeiro, 135 aparelhos respiradores importados pela Organização Social Iabas de um fornecedor chinês para serem distribuídos pelos hospitais de campanha do Estado. A unidade de Nova Friburgo, ainda em fase de montagem, e com inauguração prevista para 7 de junho, ainda não foi contemplada.

De acordo com o Iabas, os 135 ventiladores vão ser distribuídos pelos hospitais de campanha de São Gonçalo, Nova Iguaçu e Duque de Caxias, que serão os próximos a entrarem em operação. Cada um desses hospitais receberá 40 aparelhos, e os outros 15 restantes irão reforçar a UTI do hospital de campanha do Maracanã, já em funcionamento. Cada aparelho custou US$ 15 mil, fora as despesas com transporte e importação, que são do comprador. Os aparelhos são de alta tecnologia, com bateria de lítio, e pesam 350 quilos cada.

Ao todo, o Iabas comprou 500 respiradores da empresa Shenzhen Comen Medical. Um cargueiro com mais 50 respiradores deve sair de Shenzhen ainda esta semana, e outros 50 aparelhos devem ser enviados na semana que vem. O calendário de entrega dos aparelhos comprados na China vai até junho. A organização social diz que já tem 91 aparelhos em operação, e que deve receber outros dez comprados no Espírito Santo. Somando aos 500 comprados na China, os hospitais do Rio vão contar com 601 aparelhos.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra