Chamas destroem grande área do Morro da Cruz

Incêndio começou na tarde de ontem e ainda não foi controlado
sexta-feira, 13 de setembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Desde o final da tarde de quinta-feira, 12, um incêndio vem consumindo uma grande área de mata do Morro da Cruz, com labaredas que podem ser vistas do centro da cidade, deixando os friburguenses apreensivos. 

Durante a madrugada desta sexta-feira, 13, as chamas chegaram bem próximo do segundo estágio do teleférico, um dos cartões postais do município. A direção do empreendimento manteve o equipamento ligado com as cadeirinhas em movimento para tentar evitar que as chamas atingissem as instalações. Equipes do Corpo de Bombeiros ainda utilizaram as cadeirinhas para tentar conter as chamas, mas a missão é de imensa dificuldade. Durante o dia, vários focos ainda não haviam sido debelados e a fumaça tomava conta das imediações. 

MP cobra ações urgentes

Devido ao avanço das queimadas em Nova Friburgo, a escassez de chuvas e a constatação de que diversas nascentes do alto do Caledônia que abastecem o município, estariam com a vazão reduzida, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Nova Friburgo, requisitou, na última quinta-feira, 12, à concessionária Águas de Nova Friburgo e aos comitês de bacias hidrográficas informações sobre a segurança hídrica no município. 

A Promotoria quer saber se há risco de racionamento ou desabastecimento de água para os moradores de Nova Friburgo e, caso positivo, em quais áreas e quais as medidas que seriam adotadas pela empresa, como provisão de caminhão-pipa, sistemas de manobras, campanhas educativas, entre outras. A situação é crítica no município e preocupa os promotores. Na última quinta-feira, 12, inclusive, o telejornal RJ-TV, mostrou que algumas cachoeiras do Parque Municipal Juarez Frothé, no bairro Cascatinha, estavam com a vazão reduzida. 

 

Foto da galeria
(Foto: Daniel Marcus - Terra do morro queimado !!)
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: