A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) extinguiu a gratuidade das ligações até três segundos. A medida é mais uma tentativa de dar um ponto final nas chamadas robotizadas, aquelas que são desligadas assim que o consumidor atende. A estratégia por trás dessas lgações é criar um banco de dados de pessoas dispostas a atender ligações de números desconhecidos, para que, posteriormente, um atendente de telemarketing ligue e ofereça produtos e serviços.
O início das cobranças das chamadas rápidas, sugerida pelo conselheiro Emmanoel Campelo, é apenas mais uma das ações da Anatel para coibir o telemarketing abusivo.
No início de junho, a agência publicou uma medida cautelar para suspender o serviço de empresas que originassem mais de cem mil chamadas por dia com duração inferior a três segundos. A Anatel passou a considerar que as ligações automaticamente interrompidas fazem mau uso dos serviços de telecomunicações.
Segundo Campelo, cerca de 60% de todo o tráfego de ligações são atualmente ocupados por robocalls (chamadas feitas por robôs). Os usuários ofensores podem ter o serviço suspenso e receber multa de até R$ 50 milhões.
Este mês também passou a ser implementada integralmente a medida da Anatel que obriga o uso do prefixo 0303 para empresas que fazem telemarketing ativo - quem faz chamadas para vender produtos e serviços.
Não Me Perturbe
A plataforma Não Me Perturbe, em operação desde julho de 2019, passou rapidamente de dez milhões de números de telefone cadastrados para não receber chamadas de telemarketing e empresas de telecom e de oferta de crédito consignado. A iniciativa, criada pelas operadoras de telecom, faz parte das medidas de autorregulação do setor para melhorar a relação com os consumidores.
O número de cadastros representa 3,5% da base de 284,9 milhões acessos fixos e móveis existentes no Brasil.
Quem quiser bloquear seus números de celular e telefone fixo para não receber ligações de telemarketing desses dois setores deve fazer o cadastro diretamente no site https://www.naomeperturbe.com.br/ ou por meio dos Procons em todo o país. O bloqueio ocorre em até 30 dias após o cadastro no site.
A plataforma só funciona para ligações de empresas de telecomunicações e para oferta de crédito consignado e não bloqueia ligações, por exemplo, de planos de saúde ou redes varejistas.
Desde abril de 2021, as queixas feitas na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) têm registrado quedas de mais de 20%. Durante todo o ano de 2021, as reclamações caíram quase 25% em relação ao ano de 2020.
Deixe o seu comentário