Com o término do calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2025), um balanço realizado pela Secretaria estadual de Fazenda (Sefaz-RJ) apontou que os proprietários de cerca de 1,7 milhão de veículos emplacados no Estado do Rio de Janeiro ainda não quitaram o imposto, considerando a frota total tributável de 3,4 milhões de veículos. Esse dado considera quem pagou apenas uma ou duas parcelas e quem não fez qualquer pagamento. O calendário de pagamento do IPVA 2025 teve início em 21 de janeiro e terminou no último dia 15 de abril com o vencimento da terceira cota para os veículos com final de placa 9.
Por outro lado, a arrecadação gerada pelos valores já recebidos de IPVA 2025 foi de R$ 3,4 bilhões. A possibilidade do uso do Pix, liberada este ano pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, foi escolhida por 65% dos contribuintes: aproximadamente 1,3 milhão optaram por essa modalidade.
Como efetuar o pagamento e ficar em dia
Para os proprietários de veículos que estão com o IPVA pendente, ainda é possível ficar em dia. O pagamento, neste caso, só pode ser feito em três cotas. Sobre o imposto em atraso, incidem multa de 0,33% ao dia, limitada a 20%, mais juros. Por causa disso, é preciso emitir o Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (Darj), usado para quitar o tributo, no mesmo dia em que o pagamento for efetuado.
Segue valendo o alerta com os golpes envolvendo o pagamento do tributo. O Darj deve ser obtido apenas no hotsite do IPVA 2025: https://ipva2025.fazenda.rj.gov.br. Além disso, é importante verificar se, no documento, constam o CNPJ “42.498.675/0001-52” e o favorecido “Sefaz RJ - Secretaria de Estado de Fazenda do RJ”. Vale lembrar que metade da receita de IPVA é destinada aos municípios, com distribuição de acordo com a cidade em que o veículo foi emplacado.
No próximo dia 31 começa o licenciamento anual
Os proprietários de veículos emplacados no Estado do Rio tem mais um tributo a pagar este ano: O licenciamento anual que é separado do IPVA e começa a ter vencimentos a partir do próximo dia 31. Este ano, junto com o licenciamento será cobrada a taxa de emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo eletrônico (CRLV-e) referente a 2022. O calendário de pagamento do licenciamento anual é dividido também de acordo com o final de placa dos veículos e se estenderá até 31 de julho, com pagamento em cota única.
Deixe o seu comentário