Centenas de animais perdidos ou abandonados: um drama à parte em Petrópolis

Veterinária em Friburgo já direcionou uma tonelada de ração e outras doações para pets atingidos pela tragédia
terça-feira, 22 de fevereiro de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Um cão é resgatado da lama em Petrópolis (Fotos: Governo Rio, Metropolis, Agência Brasil, G1 e Totós da Tetê)
Um cão é resgatado da lama em Petrópolis (Fotos: Governo Rio, Metropolis, Agência Brasil, G1 e Totós da Tetê)

Uma semana depois da tragédia climática que já deixou, até agora, 182 mortos e pelo menos 89 desaparecidos em Petrópolis, as atenções se voltam também para centenas de pets que ficaram abandonados e também necessitam de ração para sobreviver e um novo lar.

Vale lembrar que cães treinados do Corpo de Bombeiros são usados para ajudar nas operações de resgate aos desabrigados. Graças a eles, centenas de humanos foram salvos dos escombros.

Segundo a Agência Brasil (foto acima, de Tânia Rego), em apenas dois dias após a tragédia da terça-feira da semana passada, 15, pelo menos 50 animais foram resgatados dos escombros e da lama. A operação de resgate foi conduzida pela Secretaria estadual de Agricultura, responsável pelas políticas públicas de proteção e bem-estar animal, em conjunto com o Grupo de Resgate de Animais em Desastres (Grad), uma força-tarefa ligada ao Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, com base em São Paulo.

Nesta quarta-feira, 23, o Corpo de Bombeiros foi surpreendido por um milagre: um gato que estava soterrado foi resgatado com vida na área de buscas da sargento Boening, no Morro da Oficina (acima). O animal vai passar por uma avaliação veterinária após sobreviver nove dias embaixo da terra.

Todos os animais resgatados estão sendo levados para clínicas veterinárias parceiras e, em seguida, para lares temporários, para posteriormente serem redirecionados a ONGs voluntárias que se encarregam de colocá-los para adoção.

Segundo o governador Cláudio Castro, os animais também merecem atenção e carinho neste momento tão dramático. "Eles estão assustados e longe de quem mais confiam. As equipes acolhem, cuidam, alimentam. É um trabalho muito importante”, comentou. O secretário estadual de Agricultura, Marcelo Queiroz, afirmou que a pasta está encarregada também de arrecadar ração e água para os animais.

Rede solidária em Friburgo

Em Nova Friburgo, a farmácia veterinária Petfarma, no Paissandu, está servindo de ponto de coleta para doações direcionadas aos animais de Petrópolis, além de humanos desabrigados. Segundo o proprietário, Sérgio Soares, cerca de uma tonelada de donativos já foi enviada ao município vizinho, em duas remessas - a primeira, dias depois da tragédia, feita pelo 11º BPM, e a segunda, nesta terça-feira, 22, pelos voluntários da Rio Eco Pet, ONG que normalmente recolhe tampinhas de plástico para projetos sociais como castração de animais.

Sérgio lembra que não são aceitas doações em dinheiro, que pode, no entanto, ser revertido na compra de ração, por exemplo. Além disso, a Petfarma aceita doações de ração e medicamentos veterinários de qualquer outra loja de Friburgo, além de qualquer tipo de doação voluntária, até mesmo de alimentos não perecíveis e roupas para a população desabrigada de Petrópolis.

Depois do salvamento, o mais difícil

A coordenadora de campo, médica veterinária e bombeira civil Carla Sássi, do Grad, afirma que Petrópolis tem hoje um cenário de guerra, bem semelhante ao de 2011. “Nosso trabalho é resgatar esses animais atingidos e, principalmente, dar assistência às famílias, para que esses animais não sejam mais uma preocupação nesse momento já tão difícil”, afirmou ela à Agência Brasil.

Entre os grupos petropolitanos de proteção aos animais que vêm atuando nesse trabalho de resgate de animais nas áreas de risco estão a Dogs Heaven, que também esteve presente na tragédia de 2011, a Irmão Animal e a Propatinhas. A prefeitura local também tem arrecadado doações.

“Muitas vezes, o salvamento é o mais fácil de fazer. O difícil é o que vai acontecer depois, para onde vamos levar o animal, onde ele vai se alimentar. Se estiver ferido, onde vamos conseguir atendimento veterinário”, explicou a médica veterinária e diretora técnica do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, Vania Plaza Nunes, ao blog Focus.jor.

Criado pela união de quem se dispõe a largar tudo e dedicar seu tempo para resgatar os animais em situações extremas, o Grad é composto por médicos veterinários, bombeiros civis, auxiliares veterinários e profissionais de áreas como engenharia, comunicação e TI, que fazem um trabalho totalmente voluntário e já passaram por treinamento dos Bombeiros e da Defesa Civil. Para se dedicarem exclusivamente aos resgates, precisam tirar folga do trabalho ou, como no caso dos profissionais liberais, deixar de trabalhar para estar na linha de frente. Já atuaram em Brumadinho-MG, incêndios no Pantanal e outros eventos extremos.

No caso de Petrópolis, toda a arrecadação financeira das doações é direcionada para o pagamento de pessoas que prestam serviço após o resgate, para compra de medicação e ração e para o aluguel de estrutura, além das despesas dos voluntários com deslocamento, hospedagem e alimentação. A necessidade de espaço para abrigar os cães e gatos é uma urgência no momento, e o Grad pretende alugar um galpão e instalar divisórias para receber os cachorros.

“Tem o resgate que ajudamos a salvar e o tutor consegue ficar com animal e levar para a casa de um amigo, tem os animais que precisam ser encaminhados para o atendimento veterinário e tem aqueles que resgatamos e precisamos de um lar temporário, como a casa de outro morador, um hotel para pets”, comenta Vania.

Infelizmente, segundo ela, muitos são encontrados já sem vida e retirados do local. Em outros casos, acredita-se que o tutor possa ser uma das vítimas da tragédia. O Grad fez o resgate de três cães presos em uma casa no mesmo momento em que o corpo de uma mulher – provavelmente a dona deles – era retirado. Conforme o grupo, muitos animais encontrados têm tutor, mas a casa onde moravam está condenada.

“Para quem está procurando o próprio animal, existem duas possibilidades: ou ele fugiu, porque eles têm um senso de percepção muito mais aguçado que o nosso e, por isso muitos estão perdidos em locais secos da cidade, ou ficaram presos dentro de casa, nos canis ou em correntes”, alerta Vania.

COMO DOAR E AJUDAR

  • PetFarma de Nova Friburgo: Rua Padre Roberto Sabóia de Medeiros, 40, Paissandu, telefone (22) 2542-4140

  • Em parceria com a ONG Rio Eco Pets, vários pontos de doação foram espalhados pelo estado, além do ponto central do governo em Petrópolis. Toda doação será destinada para a ONG Dogs Haven, que fica localizada em Petrópolis e faz a distribuição local (https://www.instagram.com/dogsheaven/). Em Petrópolis, as doações também podem ser encaminhadas ao Colégio Estadual Princesa Isabel, na Rua General Rondon,  bairro Quitandinha. 

  • Pontos de arrecadação de ração: Secretaria de Defesa Civil e ações voluntárias/ Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes

  • Pix para doações ao Grad: 04.085.146/0001-38

  • Você também pode se cadastrar como voluntário para receber em casa um animal perdido: (24) 99204-0647

LEIA MAIS

Próxima etapa da campanha, no dia 17, será voltada para gatos, adultos e filhotes

Convivência com o ser humano perdura há mais de dez mil anos

No total, 1.200 esterilizações serão realizadas a custo zero para o tutor

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: PET