CDL e Sincomércio torcem por queda de liminar que impede flexibilização

“Temos que voltar a trabalhar. Se continuar esta situação, corremos sério risco de falência generalizada", diz presidente das entidades
terça-feira, 23 de junho de 2020
por Jornal A Voz da Serra
CDL e Sincomércio torcem por queda de liminar que impede flexibilização

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo, Braulio Rezende, revelou nesta segunda-feira, 22, que o comércio aguarda por uma decisão favorável ao recurso impetrado semana passada pela prefeitura no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) com apelo para  suspensão da liminar concedida à Defensoria Pública de Nova Friburgo impedindo o início da retomada das atividades econômicas no município. Na opinião de Braulio, a autorização para o retorno parcial da indústria, prevista em decreto municipal, precisa ser aplicada também no comércio, pois o setor não suporta mais permanecer de portas fechadas.

“Temos que voltar a trabalhar. Se continuar esta situação, corremos sério risco de falência generalizada de empresas e explosão do desemprego. Várias lojas estão há mais de três meses sem abrir as portas. É urgente que a roda da economia gire de novo”, ressalta. Braulio Rezende avalia o momento como ideal para implantar a flexibilização gradual e segura, em virtude do caminho para a estabilização de casos de Covid-19 no município. Ele observa que a ocupação de leitos caiu na rede particular e a chegada de respiradores e o aumento de vagas para tratamento da doença no Hospital Municipal Raul Sertã ampliaram a capacidade de assistência aos infectados. “Parece que a doença começa a desenhar uma curva descendente. A prefeitura  deve colocar em prática, com a maior brevidade possível, um plano de retomada das atividades comerciais, industriais e de serviços”, argumenta. 

Atuação das entidades

Desde que Friburgo registrou os primeiros casos de Covid-19 e foram instituídas restrições que implicaram no fechamento do comércio, a CDL e o Sincomércio atuaram firmemente para auxiliar o setor a enfrentar as dificuldades decorrentes da paralisação dos negócios. Enviaram ofícios aos governos municipal, estadual e federal, assim como a órgãos como o Ministério da Economia e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), solicitando de liberação de linhas de crédito emergenciais para tentar reduzir os prejuízos das empresas, entre elas a interrupção na cobrança de impostos.

“Redigimos requisições para que o comércio ficasse temporariamente livre de pagar alvará, ISS, IPTU e outros tributos. Estivemos em contato frequente com gerentes de bancos para acompanhar a disponibilização do dinheiro e com nossas federações e confederações para ter conhecimento de todas as novidades que beneficiassem nosso segmento”, relembra o presidente das entidades.

Braulio Rezende acentua que a CDL e o Sincomércio mantiveram nesses 90 dias atendimento aos empresários (associados ou não) por telefone, e-mail, mensagens de WhatsApp e Facebook, serviços de certificação digital e do posto da Junta Comercial (Jucerja), além do encaminhamento de dados atualizados sobre decretos municipais, alterações nas leis trabalhistas, empréstimos etc. Ele enumera ainda reuniões remotas para debater assuntos relacionados à pandemia com autoridades – prefeitos e secretários de Saúde, Câmara Municipal, Ministério Público e Defensoria Pública estaduais, MP do Trabalho, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) e Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan).

“Sempre defendemos um cronograma para abrandamento das regras restritivas de modo que Nova Friburgo viva uma transição tranquila. O comércio já se comprometeu a adotar as normas sanitárias adequadas e fará sua parte quando reabrir”, conclui Braulio Rezende.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra