Casamento online: casal troca alianças em tempos de pandemia

Celebração presencial estava marcada para 30 de maio e acabou sendo realizada graças a surpresa de padrinhos e familiares
terça-feira, 02 de junho de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Gabriel Louback e Ana Paulo Cesário trocam os votos (Foto: Lucas Lima)
Gabriel Louback e Ana Paulo Cesário trocam os votos (Foto: Lucas Lima)

Muita coisa mudou na rotina das pessoas devido às medidas de isolamento social impostas para conter o avanço da pandemia do coronavírus. Uma das principais foi a forma de celebrar datas marcantes, como aniversários, formaturas e casamentos. Com a proibição de festas e eventos que gerem aglomeração, muita gente resolveu adiar as comemorações. Outros driblaram as limitações e tornaram a data ainda mais importante e significativa.

Um bom exemplo disso é a união do casal Gabriel Louback e Ana Paulo Cesário. Desde agosto do ano passado com casamento marcado para o último dia 30 de maio, eles foram obrigados a ter que cancelar a celebração presencial. Uma decepção para a noiva, que é cerimonialista, e para o noivo, endocrinologista que atua na linha de frente no combate à Covid-19 em Nova Friburgo.

Mas o que poderia ser motivo de frustração acabou se tornando uma grata surpresa mesclada com tamanha alegria e que ficará marcado na memória dos noivos. Gabriel e Ana Paula se casaram na data inicialmente prevista graças a uma surpresa preparada por padrinhos, madrinhas e familiares. Mas com um detalhe importante: a cerimônia foi on-line, através de videoconferência.

“Foi muito emocionante. Não imaginávamos que seria um casamento, foi tudo obra dos padrinhos e madrinhas, além da nossa família. Ficamos surpresos com toda a organização”, revelou a noiva, que completou: “Pela manhã marcamos um ensaio fotográfico para registrar a nossa união. Todos devidamente equipados e respeitando as medidas de segurança. Quando chegamos em casa, meu irmão André, que é decorador, encheu a nossa nova casa de flores. A equipe toda estava a postos para realizar essa cerimônia”, disse, ainda surpresa.

“Quando ficamos sabendo que iria acontecer essa cerimônia, achamos que os padrinhos e madrinhas iriam falar algo, rendendo homenagens. Realmente não esperávamos toda a estrutura de um casamento on-line. Adoramos toda a produção, todos os discursos e ficamos felizes por todo o esforço”, agradeceu o noivo Gabriel Louback.

A cerimônia foi conduzida pelo pastor Rodrigo Quintã – amigo de infância de Gabriel e um dos padrinhos - e pelo também pastor “Tio Augusto” – tio da Ana Paula e quem faria a condução do casamento presencial.

“Vi que muitas cerimônias on-line estavam acontecendo e pensei: ‘por que não fazer uma também?’. Era um momento esperado pelos dois, planejado nos mínimos detalhes. Assim que liguei contando a ideia, todos os envolvidos aceitaram na hora. E quando todos tem o único propósito de celebrar o amor, tudo fica mais fácil. Eternizamos, à nossa maneira, esse momento mágico”, contou o jornalista Guilherme Alt, padrinho dos noivos.

“Em tempos de pandemia, muitos eventos e sonhos tiveram que ser cancelados ou adiados. Esse foi o caso de Gabriel e Ana Paula. Mesmo com a data adiada, não queríamos deixar passar em branco. Cada um teve sua participação e assim foi possível realizar uma cerimônia simbólica para a união dos noivos. Foi emocionante e perfeita para as circunstâncias atuais”, disse Arthur Mhor, outro padrinho.

Número de casamentos em queda

Segundo apurado por A VOZ DA SERRA, o número de registros de casamento caiu bruscamente nos meses de abril e maio deste ano, período diretamente afetado pela pandemia de Covid-19. Enquanto no mesmo período de 2019 foram realizados 13.460 casamentos em todo o Estado do Rio de Janeiro – sendo 162 em Nova Friburgo -, esse número caiu para 4.839 – sendo 65 em Nova Friburgo - nos meses de abril e maio deste ano. A queda é de 64% nos registros de casamento em território fluminense e quase 60% somente em Nova Friburgo.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra