Carlos Alberto Parreira eternizado na Calçada da Fama do Maracanã

Homenageado é o primeiro técnico da Seleção Brasileira, sem ter atuado como jogador, a deixar sua marca no templo sagrado do futebol
quarta-feira, 23 de julho de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Marcelo Regua)
(Foto: Marcelo Regua)

A Calçada da Fama do Maracanã, no Rio de Janeiro, ganhou mais uma estrela. O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Superintendência de Desportos (Suderj), eternizou os pés de Carlos Alberto Parreira, um dos maiores nomes da história do futebol brasileiro. Com a homenagem, o ex-treinador da Seleção Brasileira entra para o seleto grupo de personalidades que marcaram época e ajudaram a construir a grandeza do estádio. “Eternizar os pés desse grande técnico na Calçada da Fama é fazer justiça a alguém que sempre representou o Brasil com maestria. É mais do que uma homenagem: é um símbolo de respeito e gratidão”, declarou o governador Cláudio Castro em cerimônia, no Maracanã, na semana passada.

O momento da homenagem foi simbólico e aconteceu um dia após a comemoração de 31 anos do tetracampeonato do Brasil com Parreira à frente da seleção. Além da conquista em 1994, o ex-técnico também soma títulos da Copa América (2004) e Copa das Confederações (2005). Parreira é o primeiro técnico que não atuou como jogador a receber a homenagem.

“Eu aprendi que devemos fazer tudo da melhor maneira possível sem esperar reconhecimento. E quando surge uma homenagem como essa, com todo esse reconhecimento e carinho, fico com o coração tocado. Muito obrigado! Fiz sempre o que amei e gostei, que é estar dentro do futebol”, disse Parreira.

(Foto: Marcelo Regua)

Agora na Calçada da Fama do Maracanã, Parreira se junta a mais de 100 nomes, como Pelé, Garrincha, Marta, Pretinha e Ronaldo Fenômeno, reforçando seu lugar na história do futebol brasileiro e mundial. Ao lado do homenageado, ex-jogadores como Bebeto, Branco, Zinho e Ricardo Gomes marcaram presença na cerimônia.

Trajetória de sucesso

Ao todo, Parreira comandou seis seleções e participou de nove copas do Mundo, sempre levando consigo a bandeira da excelência e da dedicação ao futebol. Pela Seleção Brasileira foram 117 jogos disputados, sendo 64 vitórias, 39 empates e 14 derrotas. Com o ex-técnico no comando, o Brasil marcou 246 gols e sofreu 89.

“A homenagem a Carlos Alberto Parreira reforça o compromisso do Governo do Estado em estender o rol do Calçada da Fama a outras personalidades do esporte brasileiro, não só aos atletas, que fizeram e fazem parte da história do desporto e nos enchem de orgulho”, destacou o presidente da Suderj, Marcos Santos.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: