Enquanto Nova Friburgo e boa parte dos municípios do país registraram um significativo aumento no número de candidatos nas eleições deste ano, o pequeno município de Macuco, no Centro Norte Fluminense, aparece na contramão. O município conta com 10,7% menos postulantes aos cargos eletivos (Câmara de Vereadores e prefeitura) em comparação ao pleito de 2016 – caiu de 65 candidatos para apenas 58. Além disso, Macuco é o único município do Estado do Rio de Janeiro e um dos 106 do país que tem apenas um candidato a prefeito nestas eleições: o atual prefeito Bruno Boaretto. No Estado do Rio Grande do Sul há 32 cidades nesta situação.
Concorrendo sozinho, Boaretto (foto abaixo) tem a vitória praticamente garantida, para isso, basta que ele mesmo vote em si. Antes dele, a cidade, emancipada de Cordeiro há apenas 24 anos, tem apenas três ex-prefeitos e dois deles foram assassinados após deixarem o cargo: Maurício Bittencourt (PP), em 2006, e Rogério Bianchini (PMDB), em 2015. O único ex-prefeito vivo é Félix Lengruber (MDB), que abandonou a política há quatro anos, sem sequer tentar a reeleição.
Outro dado curioso é que segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísitca (IBGE), Macuco conta atualmente com uma população estimada em 5.623 habitantes. No entanto, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cidade tem 7.116 eleitores aptos a votar – praticamente o mesmo número das eleições 2016.
Bruno Boaretto (PL) tem 42 anos, foi vereador do município entre 2008 e 2012, candidato à prefeito derrotado nas eleições de 2012 e vencedor no pleito passado, quando foi eleito com 4.002 votos, o equivalente a 89,15% dos votos válidos. Na ocasião ele derrotou Antônio Teixeira de Freitas Júnior, o Juninho da Laísa (Psol), que teve apenas 10,85% dos votos válidos (487 votos). Ele é sobrinho do ex-prefeito de Cordeiro, José Carlos Boaretto, um dos maiores idealizadores da emancipação do município de Macuco.
Outro candidato único
Entre as pouco mais de 100 cidades que terão candidato único a prefeito nas eleições deste ano, está Licínio de Almeida, na Região Centro-Sul da Bahia. Lá, o médico Frederico Vasconcellos Ferreira, o Dr. Fred (PCdoB), de apenas 34 anos, também disputa a reeleição. Em 2016, quando foi eleito para o primeiro mandato, conquistou 51,81% dos votos válidos. Licínio de Almeida tem população estimada de 12.373 habitantes. No próximo dia 15 de novembro, 9.840 eleitores estarão aptos a votar na escolha dos representantes do Executivo e do Legislativo Municipal.
Além do fato de ser mais um candidato único no pleito deste ano, outro dado curioso chama a atenção no caso do prefeito de Licínio de Almeida. Dr. Fred é cantagalense e tem estreita relação com Nova Friburgo. Ele é ex-aluno do Externato Santa Ignez (atual Pensi), no bairro Vilage.
Deixe o seu comentário