Cantagalense que estudou em Friburgo concorre sozinho à reeleição na Bahia

Na Região Serrana do Rio, Macuco é uma das 106 cidades brasileiras com candidato único a prefeito
quinta-feira, 08 de outubro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
O cantagalense Frederico Vasconcellos Ferreira, ex-aluno do Santa Ignez, é prefeito na Bahia
O cantagalense Frederico Vasconcellos Ferreira, ex-aluno do Santa Ignez, é prefeito na Bahia

Enquanto Nova Friburgo e boa parte dos municípios do país registraram um significativo aumento no número de candidatos nas eleições deste ano, o pequeno município de Macuco, no Centro Norte Fluminense, aparece na contramão. O município conta com 10,7% menos postulantes aos cargos eletivos (Câmara de Vereadores e prefeitura) em comparação ao pleito de 2016 – caiu de 65 candidatos para apenas 58. Além disso, Macuco é o único município do Estado do Rio de Janeiro e um dos 106 do país que tem apenas um candidato a prefeito nestas eleições: o atual prefeito Bruno Boaretto. No Estado do Rio Grande do Sul há 32 cidades nesta situação.

Concorrendo sozinho, Boaretto (foto abaixo) tem a vitória praticamente garantida, para isso, basta que ele mesmo vote em si. Antes dele, a cidade, emancipada de Cordeiro há apenas 24 anos, tem apenas três ex-prefeitos e dois deles foram assassinados após deixarem o cargo: Maurício Bittencourt (PP), em 2006, e Rogério Bianchini (PMDB), em 2015. O único ex-prefeito vivo é Félix Lengruber (MDB), que abandonou a política há quatro anos, sem sequer tentar a reeleição.

Outro dado curioso é que segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísitca (IBGE), Macuco conta atualmente com uma população estimada em 5.623 habitantes. No entanto, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cidade tem 7.116 eleitores aptos a votar – praticamente o mesmo número das eleições 2016.

Bruno Boaretto (PL) tem 42 anos, foi vereador do município entre 2008 e 2012, candidato à prefeito derrotado nas eleições de 2012 e vencedor no pleito passado, quando foi eleito com 4.002 votos, o equivalente a 89,15% dos votos válidos. Na ocasião ele derrotou Antônio Teixeira de Freitas Júnior, o Juninho da Laísa (Psol), que teve apenas 10,85% dos votos válidos (487 votos). Ele é sobrinho do ex-prefeito de Cordeiro, José Carlos Boaretto, um dos maiores idealizadores da emancipação do município de Macuco.

Outro candidato único

Entre as pouco mais de 100 cidades que terão candidato único a prefeito nas eleições deste ano, está Licínio de Almeida, na Região Centro-Sul da Bahia. Lá, o médico Frederico Vasconcellos Ferreira, o Dr. Fred (PCdoB), de apenas 34 anos, também disputa a reeleição. Em 2016, quando foi eleito para o primeiro mandato, conquistou 51,81% dos votos válidos. Licínio de Almeida tem população estimada de 12.373 habitantes. No próximo dia 15 de novembro, 9.840 eleitores estarão aptos a votar na escolha dos representantes do Executivo e do Legislativo Municipal.

Além do fato de ser mais um candidato único no pleito deste ano, outro dado curioso chama a atenção no caso do prefeito de Licínio de Almeida. Dr. Fred é cantagalense e tem estreita relação com Nova Friburgo. Ele é ex-aluno do Externato Santa Ignez (atual Pensi), no bairro Vilage. 

 

LEIA MAIS

Justiça Eleitoral recebe quase 11 mil denúncias pelo aplicativo

Manifestação política de grupos conservadores ocorreu em meio às comemorações dos 200 anos da Independência

Entre os resultados destacados constam informações básicas, além de detalhes sobre o uso correto da urna

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: eleições