Há cinco dias das eleições municipais no país, a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou uma live (transmissão ao vivo pela internet) com temas relevantes ao pleito eleitoral. A reunião virtual contou com a participação de profissionais de diferentes áreas de atuação, como advogados e comunicólogos. A transmissão ao vivo serviu também para orientar os candidatos sobre como agir dentro da lei na reta final de campanha.
O primeiro a fazer a apresentação foi o doutor em Comunicação, consultor e professor universitário, Eduardo Murad, que ressaltou a necessidade de o candidato, nesses últimos dias de campanha, alinhar suas narrativas. “Temos que pensar em uma biografia do político. Aconteça o que acontecer, o candidato está construindo uma trajetória. Ter as narrativas dessas trajetórias muito bem fundamentadas é essencial para uma carreira longa como político, independente de sua tendência ideológica”, disse Murad
A jornalista, master coach, consultora política e coordenadora da Subdiretoria-Geral de Comunicação Social da Alerj, Fernanda Galvão, falou sobre presença do candidato nas redes sociais e em aplicativos de mensagens instantâneas. Ela abordou o uso das redes para promover interatividade e mobilização e como instrumento para fidelizar eleitores e captar pessoas indecisas. Segundo Fernanda, a reta final é o momento para o candidato impulsionar sua candidatura e consolidar sua imagem entre opções no pleito.
“Para quem montou cadastro, esse é o momento de intensificar o fluxo de informações em grupos e lista de transmissão de Whatsapp, mobilização nas redes com conteúdos específicos, que vão gerar interatividade. São muitos candidatos e só o algoritmo não é capaz de dar um destaque pró candidato”, enfatizou Fernanda.
A prestação de contas, etapa indispensável em qualquer eleição, também foi debatida durante a live. Para não ter suas contas reprovadas, o especialista em contabilidade eleitoral, Gustavo Montez, fez alertas ao candidato, principalmente, em relação a datas. “A contratação de serviços pode ser feita até o próximo sábado, 14, depois não. É importante que se evite que as notas fiscais sejam emitidas depois deste dia. A arrecadação pode ser feita depois da votação”, disse. Montez também dez alerta sobre os tipos de pagamentos permitidos com conta bancária oficial da campanha. “Só é permitido o pagamento de despesas via transferência eletrônica, cheque nominal cruzado, débito em conta e cartão de débito. E esse pagamento tem que ser feito obrigatoriamente via conta bancária da campanha”, explicou.
Durante a reunião on-line, o advogado mestrando em Direito Constitucional na Universidade Fluminense (UFF), Luis Renato Ribeiro, chamou atenção para os limites de propaganda em veículos de comunicação e a distribuição de brindes para os candidatos, e as estratégias de campanha devem estar em consonância com normas em vigor que regem a eleição, sobretudo a lei 9.540/97 e a resolução TSE 23.610/19. Esta quinta-feira, 12, é a data limite para veiculação de propaganda eleitoral em rádio e TV e também de reuniões públicas. E é proibido promover campanhas de impulsionamento no dia eleição”, destacou Ribeiro.
De acordo com a subdiretora-geral da Elerj, Rosemery Borges Pereira, a escola vem inovando e se adequando ao ambiente virtual em meio a pandemia e o Projeto Elerj Virtual – Eleições Municipais 2020 foi um importante iniciativa. “A transmissão ao vivo foi a melhor solução encontrada. Já tivemos mais de 20 palestras on-line e, desde agosto, optamos por focar nas eleições municipais, como objetivo de dar mais ferramentas aos candidatos e também aos eleitores na hora do exercício da democracia”, salientou Rosemery.
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