Diante das altas temperaturas registradas nas últimas semanas no Estado do Rio de Janeiro e em grande parte do Brasil e de calor extremo ao longo desta semana, segundo o Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio) e o Instituto Climatempo, o deputado estadual Sergio Fernandes (PSD) encaminhou ofício ao governador Cláudio Castro solicitando algumas medidas que garantam o bem-estar de alunos e professores da rede estadual de ensino.
"Através de relatos recebidos, tomamos conhecimento de que muitos equipamentos de climatização não são suficientes para refrigerar salas de aula grandes e lotadas. Isso impacta diretamente o desempenho acadêmico e a saúde dos estudantes e profissionais da educação, podendo gerar sintomas como tontura, desidratação, quedas de pressão e dificuldade de
concentração nos estudantes", declarou o deputado.
Entre as medidas solicitadas por Sergio Fernandes estão a adoção de meio expediente, com a redução da carga horária presencial nos dias de calor extremo, permitindo que os alunos complementem os estudos em casa por meio de atividades e exercícios, sem prejuízo à aprendizagem; e a flexibilização do uniforme escolar, autorizando os alunos a utilizarem bermudas ou shorts de comprimento adequado. O deputado também solicitou que o governador avalie a possível substituição de equipamentos de climatização defasados, além de estudos para a implementação
de ventiladores, isolamento térmico e outras soluções que auxiliem na temperatura ambiente nas escolas. Campanhas de conscientização, com incentivo à hidratação frequente e pausas para refrescamento, garantindo maior bem-estar para estudantes e professores também constam na lista de sugestões.
Calor intenso também na serra
A previsão do tempo indica que temperatura deve atingir níveis recordes nesta semana. De acordo com os institutos de meteorologia, os termômetros devem marcar até 43 graus na capital nesta quarta-feira, 19. A onda de calor faz os termômetros dispararem até mesmo na Região Serrana. Em Nova Friburgo, depois o registro de 38,8 graus na estação do Instituto Friburgo Solidário, no bairro Cordoeira, na tarde de segunda-feira, 17, nesta terça, os termômetros, na mesma estação, registraram 36,6 graus às 13h36, uma temperatura incrível para a população local que precisou redobrar os cuidados para enfrentar o calorão: muita hidratação, protetor solar e o uso de roupas leves e bastante ventilador e ar-condicionado, se possível.
Para esta quarta-feira, 19, o Climatempo prevê temperaturas entre 18 e 29 graus em Friburgo. Na quinta, 20, os termômetros deverão oscilar entre 18 e 28 graus e na sexta, 21, 17 e 30 graus.
Deixe o seu comentário