Cai o índice de roubos de carga na Região Serrana

Nova Friburgo não registra este tipo de crime há mais de dois anos. Para a Polícia Civil, núcleos de inteligência fortalecem essa estatística
sexta-feira, 09 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A criação ou o fortalecimento de núcleos de inteligência nas delegacias da Região Serrana, ao longo do ano passado, para o combate de crimes de roubos de celulares e veículos, vem diminuindo os índices de diversos crimes. A iniciativa da Polícia Civil direciona agentes especializados para a coleta minuciosa de depoimentos, buscas de imagens de câmeras de segurança e demais diligências para a elucidação dos casos. Os policiais também ficam atentos aos casos de falsa comunicação de crime, cometido para a suposta vítima receber o seguro do veículo de forma ilegal.  

Os resultados desse trabalho podem ser observados nos dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). Em 2023, os roubos de rua apresentaram uma redução de 14,5%, em comparação ao ano anterior. Os dados representam o menor valor para o acumulado desde o começo da série histórica, em 2003. 

O diretor do 7ª Departamento de Polícia de Área (DPA), delegado Márcio Braga, também ressalta a importância da integração das forças de segurança na redução significativa dos índices de criminalidade no Estado do Rio. “O trabalho integrado possibilita que os números de crimes sejam extremamente baixos, muitas das vezes até zerados. Nova Friburgo, por exemplo, não apresenta roubo de carga há mais de dois anos e há mais de 100 dias não registra roubos de veículos”, celebra o delegado.  

Em 2023, a Região Serrana contabilizou apenas dois roubos de carga, contra seis registros no ano anterior. Já o latrocínio, roubo seguido de morte, não há nenhum caso há 11 meses. O ISP também registrou queda de 20,4% no total de roubos em 2023, na comparação com o ano anterior. E houve aumento de 11,5% na recuperação de veículos roubados.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: