É verdade que o Natal é uma das épocas do ano mais esperadas pela criançada e toda a família. É tempo de reunir pessoas especiais, celebrar a vida e compartilhar muitos presentes. Sem dúvida, essa data é muito animada e especial. Mas como entreter os pequenos nesse período natalino? Além de ser divertido é uma maneira de fortalecer laços familiares, contribuir para o desenvolvimento infantil e a criatividade. Separamos algumas brincadeiras especiais para tornar o Natal dos pequeninos ainda mais especial!
Cozinha de Natal
Com toda a certeza, os biscoitos decorados de Natal são excelentes opções para entreter as crianças. Além de receitas bem simples, os biscoitinhos são deliciosos e podem ser usados para enfeitar a mesa da ceia de Natal. Essa atividade faz sucesso entre a criançada, que se diverte na cozinha, usa toda a criatividade para decorar essas gostosuras e fica muito contente com a ideia de ajudar nos preparativos natalinos.
Papai Noel mandou
De fato, você já ouviu falar na brincadeira clássica “O mestre mandou”. No Natal, ela pode ser adaptada para “Papai Noel mandou”. Então, basta ter em mãos uma caixinha e papéis com escritos de tarefas. Depois, é só colocar os papéis na caixa, chamar toda a família para participar da brincadeira e pedir para cada um sortear uma tarefa e cumpri-la. Tudo fica ainda mais interessante se na sua família tiver o clássico parente que se fantasia de Noel para as crianças, deixando tudo ainda mais lúdico!
Caça ao tesouro
Os presentes são as marcas registradas do Natal, e os pequenos sempre são surpreendidos ao abrir cada um deles. Por isso, nada mais divertido do que uma caça ao tesouro de Natal com crianças, não é mesmo? Uma dica é comprar pequenas lembrancinhas e espalhar pela casa toda. Em seguida, você pode criar pistas para o seu filho tentar achá-las ou usar o mote “está frio, está quente”. A parte mais legal é ver a reação delas quando finalmente encontram os presentes!
Cartões de Natal
Outra atividade com crianças é fazer cartões natalinos. Para isso, você vai precisar de cartões em branco, que podem ser feitos com papel A4, cartolina ou papel cartão. Logo depois, a criançada já pode colocar a mão na massa e enfeitar os cartõezinhos da forma como preferir. Vale escrever mensagens especiais, fazer desenhos bem coloridos e pensar em presentear a família com esses cartões de Natal.
Árvore da família
Ainda sobre brincadeiras feitas com papel e lápis, decorar a casa para o Natal nos faz transbordar de alegria! Envolver a criançada nessa tarefa divertida, pode se transformar em uma brincadeira que estimula a criatividade infantil. A árvore de Natal da Família é uma atividade em que a criança desenha em um papel recortado em forma de árvore os rostinhos de cada pessoa da família nas bolas de decoração da árvore, como avós, pais, tias, primos, até o bichinho de estimação. Essa é uma forma da criança aprender sobre colaboração em família e entrar em contato com eles.
Karaokê
Quando o assunto é música, a diversão é garantida! Então, que tal animar a casa com uma sessão karaokê? É só buscar por músicas de Natal na internet e começar a cantoria com os pequenos. Todos estão convidados a participar dessa brincadeira empolgante!
Jogo da memória
O jogo da memória é uma brincadeira tão bacana que nunca sai de moda. Para entrar no clima natalino, você pode preparar duplas de fichas com símbolos característicos do Natal. Aposte em Noel, renas, flocos de neve, gorros natalinos, biscoitinhos decorados, entre outros. Aqui também vale presentear com um mimo quem fizer mais pontos!
Show de talentos
Enquanto a ceia não fica pronta, uma atração especial pode entreter os convidados, com um show de talentos com as crianças. Essa apresentação pode ser feita no improviso. Basta organizar o que cada um dos artistas mirins quer mostrar — canto, dança, atuação, malabarismo e muito mais! Outra sugestão é ensaiar uma apresentação alguns dias antes. Podem encenar um teatro com história de Natal, com música, coreografia e figurino. Algo super legal é montar um ateliê de fantasias para que os pequenos ajudem a criar as próprias roupas que serão utilizadas no grande dia. (Fontes: TeamTex Group, Dentro da História e Bebê Mamãe)
Deixe o seu comentário