É tempo de entrar no universo fantasioso do coelhinho da Páscoa e estimular não apenas as brincadeiras, mas também o pensamento inventivo das crianças, com exercícios que são importantes para o desenvolvimento e crescimento saudáveis delas.
A caça aos ovos, por exemplo, é uma das brincadeiras mais populares entre as crianças. E não é obrigatório usar ovos de chocolate: você pode utilizar os de plástico — que propicia a divertida arte de pintá-los, ou apenas cozinhá-los na água já com tinta. Espalhe os ovos pela casa e comece a “caçada” junto com a criançada. A cada grito de “achei!”, aumenta a disputa para ver quem consegue juntar mais ovos.
Mímicas: Essa é uma brincadeira que já faz sucesso entre as crianças e os adultos há muito tempo. É possível trazer essa temática e os adultos podem preparar cartões coloridos com os temas a serem trabalhados nas mímicas. É possível brincar com o nome de filmes e livros infantis e até mesmo apenas com figuras e objetos que lembram essa data, como o coelhinho, a cenoura, a cestinha, o sino… entre diversos outros símbolos.
Mural: Essa atividade é mais indicada para as escolas, como forma de aproximar as famílias durante a Páscoa. Mas pode ser adaptada para brincar com a família, amigos, parentes. Nela, os adultos perguntam qual o significado da Páscoa para cada criança e como a data é celebrada em casa. Com as respostas, é possível criar um mural contendo fotos e outros símbolos que lembram o evento. É uma forma de destacar a importância do momento, além de estimular a criatividade dos pequenos.
Desenhos para colorir: Essa atividade é mais indicada para crianças menores e faz muito bem para o cérebro. É uma das brincadeiras mais simples: basta fazer a impressão de símbolos da Páscoa, como os ovos e o coelhinho, por exemplo, e oferecê-los às crianças com lápis de cor. Além disso, a criançada também pode fazer seus próprios desenhos, baseando-se em sua imaginação. O resultado final pode servir para decorar o quarto.
Ovo na colher: Essa brincadeira também é famosa e muitos adultos já fizeram em suas épocas de escola. É uma atividade simples, em que bastará uma colher e ovinhos do tamanho dos ovos de galinha. Eles costumam ser os mais utilizados na brincadeira, inclusive, mas é possível substituí-los por ovos de plástico, desde que tenham algum peso, ou mesmo pelos ovos de chocolate. Cada criança leva uma colher à boca e leva de um canto a outro. Se os ovinhos forem de chocolate, as crianças podem comê-los, em seguida.
(Fonte: viverbem.unimedbh.com.br/)
Deixe o seu comentário