Brincadeiras para divertir a criançada e estimular a criatividade dos pequenos

Exercícios são importantes para o desenvolvimento e crescimento saudáveis delas
quinta-feira, 28 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

É tempo de entrar no universo fantasioso do coelhinho da Páscoa e estimular não apenas as brincadeiras, mas também o pensamento inventivo das crianças, com exercícios que são importantes para o desenvolvimento e crescimento saudáveis delas.

A caça aos ovos, por exemplo, é uma das brincadeiras mais populares entre as crianças. E não é obrigatório usar ovos de chocolate: você pode utilizar os de plástico — que propicia a divertida arte de pintá-los, ou apenas cozinhá-los na água já com tinta. Espalhe os ovos pela casa e comece a “caçada” junto com a criançada. A cada grito de “achei!”, aumenta a disputa para ver quem consegue juntar mais ovos.

Mímicas: Essa é uma brincadeira que já faz sucesso entre as crianças e os adultos há muito tempo. É possível trazer essa temática e os adultos podem preparar cartões coloridos com os temas a serem trabalhados nas mímicas. É possível brincar com o nome de filmes e livros infantis e até mesmo apenas com figuras e objetos que lembram essa data, como o coelhinho, a cenoura, a cestinha, o sino… entre diversos outros símbolos.

Mural: Essa atividade é mais indicada para as escolas, como forma de aproximar as famílias durante a Páscoa. Mas pode ser adaptada para brincar com a família, amigos, parentes. Nela, os adultos perguntam qual o significado da Páscoa para cada criança e como a data é celebrada em casa. Com as respostas, é possível criar um mural contendo fotos e outros símbolos que lembram o evento. É uma forma de destacar a importância do momento, além de estimular a criatividade dos pequenos.

Desenhos para colorir: Essa atividade é mais indicada para crianças menores e faz muito bem para o cérebro. É uma das brincadeiras mais simples: basta fazer a impressão de símbolos da Páscoa, como os ovos e o coelhinho, por exemplo, e oferecê-los às crianças com lápis de cor. Além disso, a criançada também pode fazer seus próprios desenhos, baseando-se em sua imaginação. O resultado final pode servir para decorar o quarto.

Ovo na colher: Essa brincadeira também é famosa e muitos adultos já fizeram em suas épocas de escola. É uma atividade simples, em que bastará uma colher e ovinhos do tamanho dos ovos de galinha. Eles costumam ser os mais utilizados na brincadeira, inclusive, mas é possível substituí-los por ovos de plástico, desde que tenham algum peso, ou mesmo pelos ovos de chocolate. Cada criança leva uma colher à boca e leva de um canto a outro. Se os ovinhos forem de chocolate, as crianças podem comê-los, em seguida.

(Fonte: viverbem.unimedbh.com.br/)

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: