Brincadeira de criança, como é bom…

“O homem chega à sua maturidade quando encara a vida com a mesma seriedade que uma criança encara uma brincadeira.” (Nietzsche)
sábado, 18 de abril de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Brincadeira de criança, como é bom…

As crianças desde cedo entram em contato com diversas expressões artísticas: ao ouvir uma música, ver uma pintura, através da literatura, entre as tantas outras formas em que ela pode se manifestar.  Brincar e imaginar são formas de construir a realidade e também falar sobre ela. Pois a interação das crianças com o mundo se dá, muitas vezes, de forma lúdica, na tentativa de contar sobre o real.

Você lembra de suas brincadeiras quando era criança?  Uma simples caixa de papelão pode se transformar em uma nave espacial, para nos levar para o espaço rapidamente, ou virar um fogão para fazer as comidinhas das bonecas, e tantos outros objetos que através da imaginação infantil ganham novos significados e funções.

A imaginação, na verdade, é um espaço de autonomia. A partir dela é possível pensar sobre a vida e diversas possibilidades de viver, sendo elas realizáveis ou não. A fantasia acompanha a criança em suas experiências diárias e, assim, a criança experimenta o novo. Receptiva às novidades, a imaginação é também uma dimensão em que a criança vislumbra coisas novas e esboça futuros possíveis. 

Ler um livro é capaz de transportar a garotada para um mundo de possibilidades, de novos universos, onde não há  limites e nem lógica. Através da leitura a criança pode livremente exercer o que tem de mais precioso que é a sua imaginação,  e somente por isso a vida se torna mais alegre e lúdica.

 

LEIA MAIS

Confira a entrevista com o técnico de informática Andelvan Passos, pai de Haniel e de João, sobre como a paternidade mudou a sua vida

Presença sempre ativa e constante do pai nessa relação pode ajudar as crianças a se sentirem seguras

Entre os que comemoram a data, o presente mais escolhido são as roupas, com 44% das respostas, seguido por perfumes, 41%

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra