Bombeiros registram média de três acidentes por dia em Friburgo

Na Semana Nacional de Trânsito, campanha reforça alerta para os perigos nas ruas
quarta-feira, 23 de setembro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Trânsito de veículos em Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Trânsito de veículos em Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Começou no último dia 18 e vai até a próxima sexta-feira, 25, a Semana Nacional do Trânsito, movimento criado para chamar a atenção da população para os perigos do trânsito. Neste ano de pandemia, a Semana do Trânsito reforça a necessidade de conscientização para pequenos hábitos que podem fazer a diferença e salvar vidas, tanto na atenção com o trânsito quanto nos cuidados com a saúde.

“Queremos reforçar que esse é o momento para pensarmos em prevenção, tanto na saúde quanto no trânsito. Para ampliar o alcance da nossa mensagem, respeitando o distanciamento necessário neste momento de pandemia, focaremos na campanha virtual. Mensagens estão sendo distribuídas através de parcerias com os aplicativos de corridas, e de GPS, para alcançar ainda mais pessoas”, destacou o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran, Rodrigo Varejão.

Uma série de ações educativas on-line será realizada com o tema “Perceba o risco, proteja a vida”. Segundo o presidente do Detran, Marcello Braga Maia, durante a pandemia aprendemos que alguns hábitos, como utilização do álcool em gel, uso de máscara e outras medidas de segurança sanitárias, salvam vidas. E que é preciso levar esse aprendizado para o trânsito, mostrando que também é possível e necessário introduzir mudanças positivas, como retirar os fones de ouvido ao atravessar corretamente na faixa, usar sempre o capacete nas motos e silenciar as notificações do celular enquanto dirige, entre outras.

Os números do trânsito

De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro, o período de pandemia trouxe queda no número de vítimas de trânsito no estado. Entre janeiro e agosto deste ano, esse número caiu 40% em relação ao ano passado. Em agosto de 2019, por exemplo, foram 2.593 vítimas de trânsito e, neste ano, 1.863 vitimados. Através da campanha, o órgão quer mostrar que é possível manter esse índice em baixos patamares com pequenas mudanças de hábitos.

Ainda de acordo com os dados do ISP, de janeiro a agosto de 2020 foram registrados 103 casos de lesão corporal culposa de trânsito, quase a metade do registrado no mesmo período do ano passado: 203. Só em agosto deste ano foram 21 ocorrências do tipo, contra 25 no mesmo mês de 2019.

Só a título de comparação, segundo apurado por A VOZ DA SERRA junto ao 6º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) de Nova Friburgo, em todo o ano de 2019 foram registrados 1.053 acidentes envolvendo veículos em Nova Friburgo. Esse número equivale a 87,75 acidentes por mês, ou quase três por dia. Já em 2020, até o mês de agosto foram contabilizados 723 acidentes, o equivalente a 90,37 por mês, ou pouco mais de três por dia. Também solicitamos à prefeitura o número de óbitos em decorrência de acidentes de trânsito, mas até o fechamento desta edição não recebemos resposta.

O número de veículos

De acordo com levantamento feito por A VOZ DA SERRA em agosto do ano passado, até junho de 2019, Nova Friburgo contava com 129.121 veículos emplacados na cidade. Destes, 82.791 eram carros e 24.802, motocicletas. O número representa 6,2% veículos a mais do que o registrado até o mesmo mês de 2018, quando Friburgo tinha 125.316 veículos registrados – um aumento de quase quatro mil veículos em apenas um ano.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Nova Friburgo tem uma população estimada em 190.084 habitantes (a 15ª maior do Estado do Rio), o que resulta em uma média de um veículo para 1,4 habitante. Ou seja, para cada três friburguenses, há praticamente dois veículos circulando nas ruas. Isso sem contar os que são emplacados em outras cidades e trafegam diariamente por nossas vias já saturadas.

 

LEIA MAIS

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Desde o último sábado entrou em vigor decreto que revoga atribuições da equipe

Levantamento foi feito para a Semana Nacional de Trânsito

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Trânsito