A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), com apoio de agentes de trânsito e do 11ºBPM (através do Programa Estadual de Integração da Segurança – Proeis), promoveu mais uma blitz, na última quinta-feira, 7, no Centro e no bairro Olaria, para coibir irregularidades no trânsito de Nova Friburgo, sobretudo as motocicletas com escapamento adulterado, que emitem ruído acima do que é permitido em lei, gerando uma série de perturbações a sociedade.
“Na última quinta-feira tivemos mais uma grande operação contra as motos com sistema de escapamento alterado, que causam poluição sonora e muitas reclamações de moradores. A Smomu ressalta que as blitz seguirão acontecendo em dias e locais aleatórios, de modo a coibir diversas irregularidades no trânsito”, informou a prefeitura, em nota.
A Secretaria de Mobilidade Urbana observa ainda que o Poder Público precisa contar com a conscientização e a colaboração da população para que a cidade tenha uma redução efetiva no número de acidentes e no ordenamento de trânsito, uma vez que a maioria das ocorrências registradas são decorrentes de imprudência, imperícia e desatenção dos motoristas.
“Apenas em uma noite, 36 motos em situação irregular foram encaminhadas para o pátio da Smomu, na Rua Vicente Sobrinho, em Olaria. Essa série de ações em execução na cidade só é possível graças a um convênio firmado entre a Prefeitura de Nova Friburgo e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), onde a Gestão Pública Municipal pode acionar forças de segurança para atender às demandas da municipalidade, tendo a responsabilidade de custear pelo efetivo requerido.
“Através desta parceria, juntamente com a atuação dos nossos agentes de trânsito, vamos apertar o cerco e intensificar a realização de blitz em diversos bairros da cidade para dar um fim ao incômodo problema das motos barulhentas”, esclareceu o prefeito Johnny Maycon nas redes sociais.
Até o momento, essas operações foram feitas nos últimos dias 1º, 2 e 7. De acordo com o balanço divulgado pela Smomu, nas três operações realizadas até agora foram retidas 67 motocicletas, com as mais diversas infrações de trânsito. As mais recorrentes foram transitar com farol alterado, conduzir veículo sem documentação necessária, tais como carteira nacional de habilitação (CNH) e licenciamento; transitar com o escapamento alterado e com item obrigatório ineficiente ou inoperante, dentre outras.
Deixe o seu comentário