O trecho da RJ-116, entre Itaboraí e Nova Friburgo, ganhou destaque no livro “À beira da estrada”. A obra será lançada na próxima quinta-feira, 22, às 19h, durante uma live no perfil do Instagram da Páginas Editora @paginas_editora. As organizadoras e ilustradora participarão do encontro virtual. O livro é extremamente completo, com fotos e ilustrações de cada vegetação citada e possui uma linguagem direta e objetiva.
A região que é representada possui uma área remanescente da Mata Atlântica e corta o Parque Estadual dos Três Picos, um santuário ecológico. A ideia do livro surgiu por conta da vida profissional da organizadora Cláudia Maria Ferrari, “trabalhava como advogada, meu trabalho exigiu idas e voltas aos fóruns de diferentes municípios, as subidas pela serra de acesso a Nova Friburgo, ao longo dos anos, foram frequentes", conta.
Após alguns anos, a organizadora iniciou o curso de Biologia e já tinha em mente deixar um pequeno registro da imensa variedade da flora que existe no caminho da RJ-116. Ela convidou duas colegas de curso para participar do projeto e juntas criaram um cronograma. Claudia Maria conta que nesse cronograma tinha agendamento de reuniões e saídas de campo regulares “fotografamos a espécie em cada estação do ano. Numa fase posterior, distribuímos entre mim, Érika Benício e Carolina Decothe, os trabalhos de pesquisa e de escrita sobre cada indivíduo”, relata.
São 72 espécies botânicas de diferentes famílias, citadas em ordem alfabética, das quais se investiga a riqueza de detalhes observados, com belas fotos e ilustrações de cada uma, seguindo as atuais classificações botânicas e seus nomes populares, que podem variar de região para região. As ilustrações do livro foram feitas por Claudia Silveira.
Deixe o seu comentário