O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), anunciou nesta segunda-feira, 12, em cerimônia no Teatro Municipal Laercio Ventura, na Praça do Suspiro, a conclusão da licitação para a construção de uma Barreira Sabo voltada à contenção do fluxo de detritos em enxurradas.
O projeto que utiliza tecnologia japonesa, denominado Barreira Sabo, visa conter novos deslizamentos em dias de chuvas fortes em um encosta, atrás do Hospital São Lucas, no bairro Duas Pedras, que foi severamente atingida na tempestade de 12 de janeiro de 2011. As obras, orçadas em R$ 15 milhões, começarão em fevereiro. A cerimônia reuniu autoridades, representantes do Departamento de Restabelecimento e Recuperação da Secretaria estadual de Defesa Civil (Sedec) e uma comissão de técnicos japoneses. Essa é a primeira intervenção desse tipo no Brasil. No Japão, já existem mais de 40 mil barreiras Sabo evitando desastres naturais.
A construção da barreira em Duas Pedras integra o Projeto Sabo - Projeto de Aprimoramento da Capacidade Técnica em Medidas Estruturais contra Movimentos Gravitacionais de Massa com Foco na Construção de Cidades Resilientes, iniciado em julho de 2021 com o objetivo de salvar vidas, proteger o patrimônio e diminuir o poder destrutivo dos eventos extremos, como tempestades. A conclusão do projeto está prevista para junho deste ano, sendo uma iniciativa de cooperação técnica entre Brasil e Japão para aumentar a capacidade brasileira em medidas estruturais.
O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, destacou a importância da estrutura para o município. “Em 2011, na Região Serrana do Rio de Janeiro, morreram quase mil pessoas e centenas continuam desaparecidas, foi uma catástrofe. Isso ocorreu devido ao fluxo de detritos, situação observada após a ocorrência de chuvas intensas, quando descem dos morros enormes quantidades de sedimentos, blocos, tudo o que a água consegue arrastar, devastando a região”, lembra o secretário.
“Nosso objetivo é iniciar as obras em fevereiro e concluir em 18 meses”, afirma o coordenador do projeto na Sedec, Frederico Seabra. A obra será executada pelo Governo do Rio de Janeiro com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) provenientes do Novo PAC.
Barreiras permeável e impermeável
A barreira Sabo é uma estrutura resistente que retém o movimento gravitacional de massa, chamado de fluxo de detritos. As barreiras permeáveis possuem estruturas metálicas embutidas para reter o material mais grosseiro, como grandes blocos e fragmentos rochosos. Elas também permitem o fluxo natural do escoamento do leito dos rios, o que reduz o impacto ambiental. Já as impermeáveis conseguem conter os sedimentos com granulometria mais fina, como areia e argila, por exemplo



Deixe o seu comentário