A banda sinfônica Euterpe Friburguense completou 157 anos no último dia 26 de fevereiro, mas pelo fato deste dia ter sido a quarta-feira de cinzas, as celebrações festivas foram adiadas para este mês. Hoje, 5, a banda dá posse à diretoria, em cerimônia em sua sede, na Avenida Euterpe Friburguense, 53, Centro. José Nilson da Silva foi reeleito para comandar a agremiação sesquicentenária no biênio 2020-2021.
A posse da diretoria acontecerá justamente no Dia Nacional da Música Clássica, uma homenagem ao nascimento do maestro, compositor, arranjador e multi-instrumentista carioca Heitor Villa-Lobos, nascido em 1887 e falecido em 17 de novembro de 1959.
Villa-Lobos é um dos maiores nomes da música erudita brasileira e entrou para a história de Nova Friburgo ao vir à cidade serrana visitar a tia paterna Zizinha. Em 29 de janeiro de 1915, fez um recital de estreia de algumas composições autorais no antigo Theatro Dona Eugênia, onde hoje é o edifício Gustavo Lira, na Rua Augusto Spinelli, no centro da cidade.
Concerto de aniversário
Já no próximo dia 29, um domingo, às 11h, a banda Euterpe Friburguense fará um concerto especial para celebrar seu 157º ano no Teatro Municipal Laercio Ventura, na Praça do Suspiro. Este será o primeiro concerto da banda este ano e terá a regência do maestro Nelson José da Silva Neto, que vem ensaiando o grupo desde o mês passado. Além da apresentação musical, o evento contará com uma série de homenagens a personalidades e instituições friburguenses.
Deixe o seu comentário