Banco de profissionais da CDL e Sincomércio cadastra currículos e vagas

Serviço atende candidatos e empresas gratuitamente
sexta-feira, 16 de setembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Após entregar currículos, candidatos participam de uma entrevista que vai traçar seu perfil profissional (Foto: Divulgação/CDL)
Após entregar currículos, candidatos participam de uma entrevista que vai traçar seu perfil profissional (Foto: Divulgação/CDL)

O banco de profissionais mantido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo, em parceria com a Universidade Estácio de Sá, voltou às atividades na última semana e está recebendo currículos de candidatos que desejam colocação no mercado de trabalho. Uma equipe de dez formandos do curso de Psicologia da Estácio começou também a catalogar vagas de empresas que recorrem ao banco para contratar funcionários. Os serviços são inteiramente gratuitos.

De acordo com o presidente da CDL e do Sincomércio, Braulio Rezende, o banco de profissionais das entidades do comércio se difere de outros por realizar pré-seleção dos candidatos antes de indicá-los aos postos disponíveis. Ele acredita que o procedimento reduz sensivelmente a incidência de erros nas admissões e desgastes desnecessários para os dois lados.

“Os alunos analisam os currículos e fazem entrevistas com os candidatos para montar seu perfil profissional. Por isso, quando sugerem nomes para algum cargo, se torna mais provável que o encaminhamento dê certo. Eles atuam no sentido de encontrar pessoas com competências e habilidades moldadas às vagas oferecidas pelas empresas”, salienta Braulio.

Supervisor de estágio na universidade Estácio, o professor e psicólogo, Felipe Lemos Josué, acentua que o serviço se revela excelente referência não apenas para profissionais que estejam desempregados, mas igualmente para aqueles que queiram mudança nos rumos da carreira. Ele explica que os candidatos não contratados permanecem no banco para futura recomendação.

“Como costumo dizer, a dinâmica que implantamos no banco pode ser comparada a uma peneira, uma vez que elimina incompatibilidades e visa à adequação entre candidato e vaga. Desta maneira, evitamos frustrações para os profissionais e facilitamos a tarefa dos gestores na seleção, que quase sempre se mostra complexa e de alto custo”, afirma o professor, acrescentando que seus alunos passam por capacitação semanal, o que resulta em um desempenho ainda mais eficiente.

O banco de profissionais funciona na recepção da sede da CDL e do Sincomércio, à Rua Fernando Bizzotto 39 – Centro, de segunda a sexta-feira em horário comercial e, nos sábados, pela manhã.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: