Avenida Euterpe é interditada para construção de "traffic calming"

Passagem elevada de pedestres deve ficar pronta até o fim da semana; Augusto Spinelli também nos planos
terça-feira, 21 de janeiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
A obra na Euterpe (Fotos: Henrique Cordeiro)
A obra na Euterpe (Fotos: Henrique Cordeiro)

A Prefeitura de Nova Friburgo inicia nesta terça-feira, 21, a contrução de mais uma passagem elevada de pedestres, conhecida como "traffic calming",  na Avenida Euterpe Friburguense, no Centro. Para isso, o trânsito nessa via ficará em meia  pista. A previsão é que a intervenção seja concluída até o fiim da semana.

Outra rua que está para ganhar uma "traffic calming" é a Augusto Spinelli, que esta semana passou a operar em mão dupla, experimentalmente, em toda a sua extensão, até a Monte Líbano. A passagem elevada deve ser construída  no cruzamento com a Monsenhor Miranda, junto ao Colégio Nossa Senhora das Dores, onde a travessia se tornou um perigo após a adoção de mão dupla no trecho. "Os veículos passam em alta velocidade e não respeitam a faixa de pedestres. Já ocorreram algumas colisões, e atropelamentos quase já aconteceram. Os moradores da Monsenhor Miranda e os alunos do Colégio Nossa Senhora das Dores estão correndo risco de vida ao se aventurarem ao atravessar a rua", escreveu recentemente um leitor ao jornal A VOZ DA SERRA.

Esse tipo de redutor de velocidade faz parte das ações da prefeitura para dar mais facilidade e segurança nas travessias e, consequentemente, inibir o excesso de velocidade em Friburgo, desde abril de 2018. Só na General Osório, rua que concentra diversas escolas, clínicas médicas e hospitais já foram instalados quatro "traffic calmings" (foto). A Avenida Conselheiro Julius Arp também tem duas faixas de pedestres elevadas. A Avenida Euterpe Friburguense também está nos planos da prefeitura. Olaria também já foi contemplada.

As faixas "traffic calming" são construídas ligeiramente acima do nível do pavimento da via, na altura da calçada, e ocupam toda a largura das faixas de rolamento. Além de ser menos prejudicial para o sistema de suspensão do veículo, o redutor proporciona mais facilidade e segurança para travessia de crianças, idosos e portadores de necessidades especiais.

LEIA MAIS

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Desde o último sábado entrou em vigor decreto que revoga atribuições da equipe

Levantamento foi feito para a Semana Nacional de Trânsito

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Trânsito | obra