Autonomia financeira ajudou 48% das vítimas de violência doméstica, diz estudo

Pesquisa foi feita pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora
quinta-feira, 21 de outubro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Autonomia financeira ajudou 48% das vítimas de violência doméstica, diz estudo

Três em cada dez mulheres que empreendem no Brasil já foram vítimas de violência doméstica, mostra pesquisa do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), publicado pela revista Marie Claire. O levantamento anual “Mulheres Empreendedoras” traz um perfil sobre o empreendedorismo feminino no país,  abordando desde as dificuldades pontuais que encontram quando começam a empreender até os impactos que a geração de renda tem no fim de ciclos de violência. Foram escutadas 2.736 mulheres e 313 homens entre maio e junho deste ano.

De um universo de 2.423 mulheres entrevistadas que afirmaram ter sofrido agressões nas relações conjugais, 48% (783) disseram que conseguiram se libertar dessa situação no momento em que passaram a empreender.

Do total, oito em cada dez acreditam que ter o próprio negócio favorece também a independência delas em seus relacionamentos afetivos, como a determinação de sair do relacionamento. A busca por independência foi o principal motivo alegado pelas dirigentes para iniciar o próprio negócio. A grande maioria conduz varejos nas áreas de alimentação e vestuário, e o uso de aplicativos de mensagens e redes sociais estão entre os principais meios utilizados para o comércio. Além de promover autonomia financeira, Ana Fontes, fundadora do Instituto, afirma que muitas se sentem também mais seguras e confiantes.

Embora o diagnóstico da pesquisa demonstre o potencial transformador na realidade de mulheres em contextos de violência, ele traz também os empecilhos mais comuns para as empreendedoras, como acesso ao crédito.

Outra queixa frequente é a dificuldade de conciliar os cuidados com a casa e a família e o trabalho, o que sinaliza a persistente desigualdade de gênero. E por isso, se sentem mais sobrecarregadas.

Quanto menor os filhos, maiores os obstáculos: 50% das entrevistadas informaram que o fechamento das escolas teve consequências em sua rotina de trabalho, especialmente para aquelas com filhos entre 3 e 11 anos.

Já 79% reconhecem que os efeitos são maiores e mais prejudiciais aos seus empreendimentos do que de seus parceiros, enquanto 32% disseram que o parceiro já sentiu ciúmes delas em razão da dedicação ao negócio. E 60% manifestaram o desejo de que seus companheiros ajudassem mais nas tarefas domésticas.

O Instituto indica também que é mais frequente empresas com mulheres na liderança terem equipes majoritariamente femininas. Enquanto apenas 21% dos empreendimentos liderados por homens tinham um quadro maior de mulheres, no cenário oposto, com mulheres na direção, o índice chegava a 73%. Um comportamento semelhante foi observado na escolha de membros societários: 44% das mulheres têm outras gestoras sócias no empreendimento. O retorno para a comunidade, também costuma ser maior, afirmou Ana à Marie Claire.

“A mulher quando melhora suas condições, principalmente financeira, investe mais na educação dos filhos, apoia sua comunidade, assiste seus familiares. Além disso, a mulher contrata outras mulheres que vão reagir a essa melhora da mesma forma, potencializando mais pessoas”, disse ela.

LEIA MAIS

Empresa friburguense venceu o prêmio Top Of Mind da Revista Revenda Construção na categoria Fechaduras

Público pode, inclusive, fazer compras de itens no varejo, com entrada franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: negócios