A conscientização ganhou as ruas do centro de Nova Friburgo no último domingo, 7, com a realização da Caminhada do Autismo, mobilizada por famílias que vivem diariamente a causa. O objetivo foi unir e integrar, chamando atenção da sociedade para esclarecer que o lugar da pessoa autista é em todo o lugar que ela quiser.
A atividade foi organizada por duas mães de crianças autistas: Isabella Stutz e Marcelle Rocha, que perceberam que em Friburgo não haveria uma caminhada das famílias, e assim se uniram a outras para esse momento.
O ponto de partida foi a Praça Dermeval Barbosa Moreira, onde os familiares dos autistas se reuniram e seguiram em direção ao Cadima Shopping. A caminhada, realizada na Semana de Conscientização do Autismo, é uma iniciativa global, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), teve o objetivo de trazer informações para a sociedade sobre o espectro autista, tornando o movimento mais presente.
Isabella Stutz, mãe de uma criança no espectro autismo expressou a gratidão por ver cada pessoa e família que esteve presente e o engajamento da comunidade em prol da causa. “Esta é a nossa primeira caminhada familiar, o que é importante. Precisamos nos unir, nos conhecer, nos apoiar, para que a sociedade também nos veja, ver cada família, pouca ou muito presentes é algo único, somos multiplicadores dessa inclusão e informação. Tivemos professores, familiares, amigos pela rua, distribuímos panfletos, deixando para as pessoas uma mensagem ", esclareceu.
Deixe o seu comentário