Com o tempo seco, o calor e, para piorar, a fumaça que invade toda a cidade devido às queimadas, é preciso redobrar os cuidados com a saúde. Separamos algumas dicas de cuidados com a saúde para você se prevenir. Confira.
- Doenças relacionadas ao calor: A exposição a altas temperaturas pode levar a condições como exaustão pelo calor, insolação e cãibras. A insolação, é uma emergência médica que pode ser fatal se não tratada rapidamente.
- Agravamento de condições crônicas: Altas temperaturas podem exacerbar doenças cardiovasculares, respiratórias e renais. Estudos mostram um aumento significativo nas internações hospitalares por falência renal, infecções do trato urinário e septicemia durante ondas de calor.
- Efeitos na pele e olhos: A exposição prolongada ao sol aumenta o risco de câncer de pele, incluindo melanoma, além de condições oculares como catarata e degeneração macular.
- Desempenho cognitivo e físico: A exposição direta ao calor pode prejudicar o desempenho motor e cognitivo, mesmo sem um aumento significativo na temperatura central do corpo.
Recomendações
-
Vestir roupas leves, folgadas e de cores claras, que ajudam na ventilação e evitam o acúmulo de calor.
-
Permanecer em ambientes com ventilação adequada ou ar-condicionado sempre que possível. Usar umidificadores de ar ou métodos caseiros (como toalhas úmidas) para melhorar a umidade do ar interno.
-
Preferir refeições leves,como alimentos ricos em água, como frutas e vegetais, para facilitar a digestão e evitar sobrecarga no organismo.
-
Aplicar hidratantes corporais e protetores labiais para evitar ressecamento da pele e rachaduras nos lábios. Também é útil o uso de colírios lubrificantes para os olhos.
-
Uso de soro fisiológico para hidratar as vias áreas e evitar irritações.
-
Hidratação constante, beba água regulamente, mesmo sem sentir sede.
(Fonte: Gov.br)
Deixe o seu comentário