Atendimentos psicológicos dobraram em menos de um mês

Prefeitura de Friburgo e Governo do Estado realizam sessões gratuitas
sexta-feira, 29 de maio de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Atendimentos psicológicos dobraram em menos de um mês

Com a pandemia do coronavírus a procura por atendimentos psicológicos praticamente dobraram devido a ansiedade e a depressão causadas pelo isolamento, a apreensão pelo avanço do número de casos e mortes e o medo do que ainda poderá vir por ai. Em Nova Friburgo, a prefeitura realiza atendimentos psicológicos para pacientes que testaram positivo para o coronavírus. Esses pacientes recebem o suporte já na enfermaria do Hospital Municipal Raul Sertã. A assistência também é feita de modo remoto, para os que não estão internados, informou.

Vale destacar que o atendimento psicológico também está sendo oferecido para os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à doença. Desde o início de maio, os profissionais da saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) de Nova Friburgo, recebem o atendimento psicológico pela Rede de Atenção Psicossocial do município.

Toda a abordagem oferecida aos profissionais de saúde seguirá o que está  preconizado pelos manuais da Organização Mundial de Saúde (OMS); Médicos Sem Fronteiras; Organização Pan-Americana da Saúde (Opas); Ministério da Saúde, Centro de Pesquisas e Estudos sobre Desastres (Cepedes) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Conselho Federal de Psicologia.

“O enfrentamento à Covid-19 é de muitos desafios para os profissionais de saúde, e as pessoas que trabalham nas nossas unidades, que precisam conviver com a nova doença e trazer conforto, atendimento e tratamento aos pacientes, também necessitam de atenção e suporte para diminuir o estresse”, evidenciou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Braune.

Para requisitar o serviço, basta acessar, através do e-mail: psi.online.sus@gmail.com e aguardar o retorno da Gerência de Saúde Mental, que fornecerá o contato do psicólogo que fará o acompanhamento.

Atendimentos oferecidos pelo Estado  

A Secretaria estadual de Vitimados (Sevit) dobrou o número de atendimentos psicológicos online, passando de 300 para 656 pessoas, do início deste mês até a última quarta-feira, 27. O auxílio é voltado para famílias de vítimas fatais do coronavírus, incluindo agentes de segurança pública, pacientes em recuperação que estão em isolamento social, além de idosos e pessoas em situação vulnerável diante da pandemia. O serviço começou a ser oferecido em abril.

Entre as queixas mais frequentes estão crises de ansiedade e depressão. Os relatos também incluem sintomas como insônia, oscilação de humor, irritabilidade e dificuldade de concentração. A maioria dos casos vem sendo acompanhada de forma contínua pelos profissionais.

 Além do Rio de Janeiro, moradores de outros estados procuraram a pasta em busca de ajuda. O Estado de São Paulo lidera o número de pedidos, seguido de Pará, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Amazonas, Bahia, Pernambuco e Goiás. No Estado do Rio, há maior concentração de solicitações de atendimentos para municípios da região Sul Fluminense, como Volta Redonda, Barra Mansa e Barra do Piraí.

Para a secretária de Vitimados, Pricilla Azevedo, o número de pessoas beneficiadas dobrou principalmente pela adesão de psicólogos voluntários ao Programa de Voluntariado da Secretaria estadual de Saúde. (SES). “Os voluntários são responsáveis por mais de 80% dos atendimentos. São profissionais extremamente qualificados e experientes. É uma enorme contribuição que eles estão dando à população, com muita técnica e dedicação”, destacou Priscilla.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra